Utentes da Marinha Grande recordam contributo na luta pelo SAP

| Política
Porto Canal com Lusa

Marinha Grande, Leiria, 22 mai (Lusa) - A Comissão de Utentes em Defesa do SAP 24 horas da Marinha Grande lamentou hoje a morte de António Arnaut, que lutou contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do concelho.

"A Comissão de Utentes em Defesa do SAP 24 Horas da Marinha Grande quer expressar, neste momento de dor, as mais profundas condolências à família de António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde", referiu esta comissão num comunicado enviado à agência Lusa.

Os utentes entendem que é "seu dever pagar a dívida de gratidão pelo empenhamento político do cidadão António Arnaut, em defesa da estrutura do Serviço Nacional de Saúde, o Serviço de Atendimento Permanente da Marinha Grande (SAP 24h), quando há 11 anos o então ministro da Saúde o tentou encerrar".

Numa forma de homenagear publicamente António Arnaut, "fundador e defensor infatigável do Serviço Nacional de Saúde", a comissão lembrou as suas palavras "escritas para o III Congresso da Fundação Para a Saúde SNS, em Coimbra": "O nosso SNS atravessa um tempo de grandes dificuldades, que se não forem atalhadas rapidamente podem levar ao colapso. E tudo em consequência de anos sucessivos de subfinanciamento e de uma política privatizadora e predadora resultante da Lei 48/90, ainda em vigor, que substituiu a lei fundadora de 1979".

António Arnaut, advogado, nasceu na Cumeeira, concelho de Penela, distrito de Coimbra, em 28 de janeiro de 1936, e morreu na segunda-feira nos hospitais da Universidade de Coimbra, onde estava internado.

Presidente honorário do PS desde 2016, António Arnaut foi ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, grão-mestre do Grande Oriente Lusitano e foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Poeta e escritor, António Arnaut envolveu-se desde jovem na oposição ao Estado Novo e participou na comissão distrital de Coimbra da candidatura presidencial de Humberto Delgado.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.