PSD diz que serviços do hospital de Viseu estão à beira da rutura

| Política
Porto Canal com Lusa

Viseu, 22 mai (Lusa) -- O PSD de Viseu disse hoje que os serviços do Centro Hospitalar Tondela-Viseu estão próximos da rutura e acusou a administração de ignorar os problemas da instituição.

"O conselho de administração tem optado por ignorar os problemas da instituição e os seus profissionais, bem como as nossas preocupações", afirmam em comunicado os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Viseu e a Comissão Política Distrital do partido, liderada por Pedro Alves.

Os parlamentares vão pedir à presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, Rosa Reis Marques, "uma reunião com caráter de urgência para que se tomem as medidas necessárias para suprir estes e outros problemas que preocupam a região".

"Não podemos ficar indiferentes perante factos de extrema gravidade", lê-se na nota.

Os deputados do PSD "reiteram grande preocupação com os desagradáveis episódios divulgados acerca da gestão no CHTV", onde vários diretores e coordenadores de serviço pediram a demissão.

"Infelizmente, não é a primeira vez que estes casos são tornados públicos", referem, recordando que, em fevereiro, numa reunião que tiveram com o conselho de administração, presidido pelo médico Cílio Correia, "em momento algum (...) se admitiu a existência de constrangimentos ao nível dos recursos humanos ou dos materiais e equipamentos".

Na ocasião, "entre outras preocupações, sinalizou-se também a acumulação da direção clínica pelo presidente do conselho de administração", situação que foi explicada como "normal, mas transitória".

"Não se compreende, portanto, a sua manutenção durante mais três meses", acrescentam na nota, considerando que "os serviços estão em situação de pré-rutura e no limite da qualidade mínima exigida".

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.