Portugal/Brasil: Privatizações, biotecnologia, diplomados e contratação de médicos na agenda dos dois países

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 jun (Lusa) -- O interesse de brasileiros no processo de privatizações em Portugal, o reconhecimento de diplomados, a contratação de médicos ou um acordo na área da biotecnologia entre os dois países fazem parte da agenda da visita da Presidente Dilma Rousseff a Lisboa, na segunda-feira.

Em declarações à Lusa, o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, abordou várias das áreas em que os dois países irão discutir, num momento em que é público o interesse de investidores brasileiros nas privatizações portuguesas.

A contratação de médicos portugueses e o reconhecimento de diplomas são outros dos temas em agenda, a par de um acordo na área da biotecnologia.

"Temos um acordo que provavelmente será assinado durante a visita da Presidente Dilma, na área da biotecnologia. O Biocant Park, em Cantanhede, vai disponibilizar espaço para empresas brasileiras da área de biotecnologia que queiram se instalar em Portugal", disse à Lusa Mário Vilalva.

O Biocant Park é um parque tecnológico de biotecnologia em Portugal, na cidade de Cantanhede, cujos objetivos são de patrocinar, desenvolver e aplicar o conhecimento avançado na área das ciências da vida, apoiando igualmente iniciativas empresariais de elevado potencial.

"Também será dado início a um programa de formação e de estágios de estudantes na área científica nos laboratórios do Biocant Park", disse o diplomata brasileiro.

Mário Vilalva recordou que a cooperação na área da nanociência e nanotecnologia teve início através do Laboratório Ibérico de Braga, com um acordo assinado há cerca de dois meses entre Brasil, Portugal e Espanha. Estiveram presentes na assinatura os ministros da Educação brasileiro, Aloízio Mercadante e, de Portugal, Nuno Crato.

"Brasil já está a selecionar jovens cientistas para participar de projetos nesta área", disse.

Além disso, Vilalva disse que os dois países estão "a cooperar na área da energia, tanto na área das energias renováveis como a energia fotovoltaica e eólica, como nas energias tradicionais, como o petróleo".

"No caso do petróleo, a Galp e a Petrobras estão a cooperar de forma muito estreita e já colocaram recursos para um curso específico na formação avançada de engenheiros na área da geologia de elementos ligados ao petróleo e ao gás", declarou.

"São cursos extremamente avançados, financiado por estas duas empresas, para seus os engenheiros e com convite, inclusive, para profissionais de outros países lusófonos", acrescentou o embaixador.

De acordo com Mário Vilalva, as relações dos dois países vão "muito bem na área académica".

Há "mais de 5.500 alunos a estudar em Portugal e este é um número absolutamente inédito na nossa cooperação académica. Nunca tivemos tantos alunos brasileiros a estudar nas universidades portuguesas", sublinhou.

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, realiza a sua segunda visita oficial a Portugal no dia 10 de junho.

Dilma Rousseff esteve em Portugal em junho de 2010, enquanto candidata à Presidência brasileira e retornou ao país em março de 2011, numa visita que foi encurtada devido ao falecimento do ex-Vice-Presidente brasileiro, José Alencar.

Na ocasião, Dilma Rousseff assistiu à cerimónia de atribuição do doutoramento 'honoris causa' ao antigo chefe de Estado brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, na Universidade de Coimbra.

CSR.

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.