Pelo menos cinco mortos na Índia devido ao vírus Nipah, 94 pessoas em quarentena

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pelo menos cinco pessoas morreram no sul da Índia devido ao vírus Nipah e perto de uma centena encontra-se atualmente em quarentena, declarou hoje um responsável local.

"Podemos confirmar que cinco pessoas morreram devido ao vírus Nipah" e que "94 pessoas em contacto com os afetados pelo vírus [que morreram] foram colocadas em quarentena, por precaução", declarou K.J. Reena, responsável pela vigilância sanitária do estado de Kerala, no extremo sudoeste do país.

O vírus Nipah, muito comum no Sul e no Sudeste Asiático, é transportado por morcegos, sendo fatal em 70% dos casos.

Este vírus foi identificado pela primeira vez na Malásia, em 1998, na região que lhe deu o nome.

Todas as vítimas foram registadas no zona de Kozhikode (antiga Calicute), nomeadamente entre vários membros de uma mesma família, e uma enfermeira que os tratou. De acordo com os 'media' locais, dez pessoas morreram já devido a esta zoonose, mas as autoridades aguardam os resultados de análises para se pronunciarem.

O vírus Nipah, com casos já assinalados de transmissão entre humanos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pode causar encefalites mortais e comas. Até ao momento, não existe qualquer vacina.

Esta é a primeira vez que o vírus surge em Kerala e a terceira na Índia. É possível encontrar este vírus nas zonas rurais do Bangladesh, onde causou mais de 100 mortos quando foi confirmado pela primeira vez no país, em 2001, ou no estado indiano adjacente de Bengala Ocidental.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.