Cientistas criam vacina contra poliomielite com várias doses numa só injeção

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 21 mai (Lusa) - Cientistas criaram uma vacina contra o vírus da poliomielite que pode ser dada em duas doses com uma só injeção, divulgou hoje o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, onde foi feita uma experiência com ratinhos.

O vírus da poliomielite, uma doença infecciosa que afeta especialmente o cérebro e a espinal medula, podendo levar à paralisia dos músculos, é muito contagioso e atinge sobretudo crianças muito novas.

O poliovírus pode transmitir-se através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes.

Em Portugal, onde a doença foi oficialmente eliminada em 2002, a vacina é administrada cinco vezes como medida profilática às crianças com 2, 4 e 6 meses e 1,5 e 5 anos.

Segundo um comunicado do MIT, a nova vacina poderá facilitar a imunização de crianças em regiões remotas de países onde a poliomielite persiste e onde é difícil a administração da vacina convencional em várias injeções.

A vacina criada foi 'encapsulada' num polímero biodegradável conhecido como PLGA e injetada em ratinhos.

Investigadores do MIT desenharam com este material nanopartículas (partículas microscópicas) capazes de libertar uma primeira dose da vacina no momento da injeção e uma segunda dose 25 dias depois da injeção.

A análise a amostras de sangue recolhidas dos roedores permitiu concluir que tiveram uma resposta imunitária contra o vírus da poliomielite tão ou mais forte do que os anticorpos dos ratinhos que receberam duas injeções da vacina convencional contra a doença.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.