Info

Aguaceiros e oscilações nas temperaturas durante a semana

Aguaceiros e oscilações nas temperaturas durante a semana
| País
Porto Canal com Lusa

A chuva, as oscilações nas temperaturas mínimas e máximas e as neblinas ou nevoeiros matinais vão fazer-se sentir ao longo da semana, disse à agência Lusa o meteorologista Bruno Café.

"Nos últimos dias tivemos instabilidade no interior com aguaceiros mesmo fortes que levaram à emissão de avisos para alguns distritos do continente.(...)Esta semana vamos ter aguaceiros e algumas oscilações no que diz respeito às temperaturas", disse.

Segundo o meteoroogista da Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje está previsto céu muito nublado apresentando-se muito nublado na faixa costeira ocidental e no interior da região sul e neblinas e nevoeiros matinais que deverão dissipar durante a manhã.

"A partir da tarde temos alguns aguaceiros nas regiões do interior que serão de um modo geral fracos e dispersos. Vamos ter também uma pequena descida da temperatura na região Centro. As máximas hoje vão estar entre os 20 e os 25 graus na maioria dos locais, sendo mais baixas no interior Norte e Centro", disse.

Na terça-feira, segundo Bruno Café, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado em especial por nuvens altas e possibilidade de aguaceiros fracos no litoral oeste a Sul do Cabo Mondego a partir de manhã.

"É uma probabilidade baixa, mas podem ocorrer aguaceiros. Terça-feira será também um dia com neblinas ou nevoeiros matinais e em termos de temperaturas vamos ter uma descida da mínima no litoral Norte e Centro e uma subida da máxima. Na terça-feira as máximas vão variar entre os 22 e os 27 graus, sendo mais baixas no Algarve e no litoral norte", indicou.

De acordo com o meteorologista do IPMA, a semana deverá ser marcada pelas oscilações no que diz respeito às temperaturas e aos aguaceiros.

"Uma depressão está a estabelecer-se a oeste de Portugal continental, que ficará estacionária pelo menos até quarta-feira e na quinta evolui para a Península Ibérica. Nesse dia pode haver alguma precipitação forte, mas ainda é certo para afirmar pois há ainda alguma incerteza", disse.

+ notícias: País

Falta de trabalhadores e falhas de segurança na origem de vários descarrilamentos na ferrovia portuguesa

Na semana passada o Porto Canal mostrou, numa grande reportagem, as linhas e comboios envelhecidos, fruto de décadas de desinvestimento. Esta semana, falamos de falhas de segurança e falta de trabalhadores que estiveram na origem de vários descarrilamentos. A Infraestruturas de Portugal (IP) assume que não tem meios suficientes porque o Governo não permite a contratação de mais.

Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio devido ao calor

O território continental está desde as 20h00 desta sexta-feira e até às 23h59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que "apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal".

Infarmed garante que vai continuar a promover o acesso de todos os doentes a terapêuticas inovadoras

O Infarmed garante que vai continuar a promover o acesso de todos os doentes a terapêuticas inovadoras, mas defende que é preciso rever as orientações de avaliação económica de medicamentos. A garantia surge na sequência de notícias que apontavam para uma limitação do acesso dos doentes a novos medicamentos para diminuir os gastos para os hospitais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.