PPP Barcelos Futuro pode custar 19 ME à Câmara, decisão do tribunal sai até Março

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 21 jan (Lusa) -- A decisão do tribunal arbitral sobre o processo movido contra a Câmara de Barcelos pelos parceiros privados na PPP Barcelos Futuro, exigindo uma indemnização de 19 milhões de euros, será conhecida até final de março, informou hoje fonte municipal.

A fonte explicou que os privados avançaram com aquela ação depois de a Câmara (PS) ter suspendido aquela parceria público-privada (PPP), que tinha sido aprovada por um anterior executivo, de maioria PSD.

As testemunhas do processo "já foram todas ouvidas" e as alegações finais estarão concluídas a 28 de janeiro, sendo que até final de março o tribunal terá de ditar a decisão.

Os privados querem ser indemnizados dos prejuízos sofridos com a decisão da Câmara de Barcelos de suspender a PPP.

Contactado pela Lusa, o atual executivo, liderado por Miguel Costa Gomes (PS), não quis fazer qualquer comentário adicional, para não interferir no curso do processo, já o autarca já tinha explicado, em abril de 2012, que a decisão de suspender a PPP teve a ver com os "inadmissíveis e incomportáveis" encargos financeiros para o Município.

Segundo o autarca, a PPP implicava o pagamento pelo município de uma renda anual, ao longo de 30 anos, de oito milhões de euros, "um valor que o orçamento municipal não suporta".

"O problema é que a parceria, nas quatro obras que iniciou no mandato anterior, tem um desvio de 100 por cento. Ou seja, a renda não seria de oito mas de 16 milhões", acrescentou o autarca.

Sublinhou que a Câmara estará apenas disponível para ressarcir os parceiros privados do investimento que já tinham feito.

O valor inicial da PPP apontava para perto de 75 milhões de euros, a investir em meia de centena de obras, como a recuperação e reconversão do Mercado Municipal de Barcelos, a adaptação e reabilitação do edifício Casa Conde Vilas Boas e a segunda fase do complexo Estádio Municipal de Barcelos, que incluía a construção de piso sintético, balneários e bancada.

A construção de 18 complexos desportivos e de nove piscinas também estava contemplada na parceria, bem como o centro escolar de Barcelos e três pavilhões gimnodesportivos, um dos quais na escola de Fragoso, outro na Escola de Tecnologia e Gestão e o terceiro no Campus Universitário do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.