"Opacidade dos fundos comunitários" afecta projeto para o Bolhão - Rui Moreira

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 21 jan (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto salientou hoje que a "opacidade dos fundos comunitários" para 2014-2020 é preocupante no âmbito do objetivo da autarquia de reabilitar o Mercado do Bolhão.

"Estamos a trabalhar num projeto [para a reabilitação do Bolhão], essa é uma das razões pelas quais estamos preocupados com a opacidade dos fundos", disse Rui Moreira, no âmbito da discussão da proposta de redução de taxas aos comerciantes do interior do mercado municipal, aprovada por unanimidade e que prevê uma redução até 40% do valor das taxas mensais devidas por cada ocupante, até ao mínimo de 10 euros.

A 10 de dezembro Rui Moreira revelou a hipótese do projeto para o Mercado do Bolhão avançar com "parcerias institucionais", por considerar a reabilitação exclusivamente municipal "absolutamente inexequível" sem fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Rui Moreira considerou hoje "justo manter o mesmo" regime de redução das taxas, considerando ser "uma pequena forma de compensar o esforço" dos comerciantes que "têm dificuldades acrescidas causadas pelo estado do edifício".

O vereador do PSD Ricardo Almeida considerou que o executivo "está a adiar" a reabilitação do Bolhão, que "foi objeto de consenso na campanha eleitoral para as autárquicas, considerando que "existem outras formas" de conseguir avançar com o projeto, como através da concessão a privados.

Rui Moreira afirmou que a reabilitação do mercado "é um compromisso", mas "não é para lá de irrelevante haver ou não fundos comunitários".

"Tomando agora uma decisão podemos amanhã, conhecendo o novo Quadro Comunitário de Apoio, achar que decidimos mal", justificou.

O vereador do PSD Amorim Pereira questionou o porquê da proposta não estabelecer "desde logo" o valor que cada comerciante paga de renda com a redução de até 40%.

Para que os comerciantes beneficiem desta redução já este mês, Rui Moreira comprometeu-se a apresentar um "quadro demonstrativo" com os valores das rendas (com a redução aprovada) de todos os comerciantes.

JAP (ACG) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).