Comissão de Defesa Nacional suspende audições face a previsível inquérito

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 jan (Lusa) - A Comissão Parlamentar de Defesa Nacional decidiu hoje suspender as audições agendadas e por agendar sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) devido à previsível formação de uma comissão de inquérito específica.

"O melhor será dispensarmos todas as audições marcadas e por marcar, uma vez que não faz sentido repetir audições", sugeriu o deputado socialista Marcos Perestrelo, logo no início dos trabalhos.

O parlamentar do CDS-PP João Rebelo defendeu que se optasse por "suspender os agendamentos", uma vez que "não se sabe o que vai acontecer até sexta-feira", referindo-se ao texto do requerimento do PCP para o inquérito potestativo e a sua formalização, com o acordo de deputados do PS.

O presidente da Comissão de Defesa Nacional, o social-democrata Matos Correia, PSD, ouviu os representantes dos vários grupos parlamentares e anunciou "aguardar a formalização para transformar esta suspensão em cancelamento das audições".

O parlamentar do PSD Joaquim Ponte concordou com a opção, tal como o comunista Jorge Machado e a bloquista Mariana Aiveca, uma vez tratar-se de "o mais ajuizado e ponderado a fazer".

Para quarta-feira estava agendada a audição à comissão de trabalhadores dos ENVC, pelas 10:00, que ficou assim sem efeito, apesar de ter sido admitida, para apreciação e aprovação uma petição "contra o encerramento dos ENVC".

O vice-presidente da bancada do PCP António Filipe garantira que a futura comissão de inquérito sobre os ENVC será "abrangente", incluindo eventuais responsabilidades do PS e do PSD na matéria, e refutou as acusações do PSD de suspeita de "negociata" com os socialistas para deixar de fora os Governos de José Sócrates e angariar as assinaturas suficientes para o pedido potestativo, após "chumbo" pela maioria PSD e CDS-PP.

Segundo António Filipe, o texto do requerimento, que deverá ser entregue na quarta-feira, terá "um objeto abrangente" porque "há responsabilidades quer de governos do PS quer de governos do PSD".

O novo requerimento comunista, agora potestativo, a que a Lusa teve acesso, destina-se a "apurar das circunstâncias e as responsabilidades que levaram à decisão de extinção" dos estaleiros e subconcessão "das suas instalações a uma empresa privada".

Segundo o texto, a referida comissão parlamentar, que terá a duração de 120 dias, deverá "indagar", nomeadamente, "as circunstâncias e os termos" da decisão do Governo que envolve também o despedimento dos 609 trabalhadores.

As "circunstâncias que levaram ao protelamento, cancelamento ou perda de encomendas e as respetivas consequências no agravamento da situação da empresa", bem como o "modo como o Governo" tem acompanhado a investigação da Comissão Europeia às ajudas públicas atribuídas aos ENVC também são abrangidas.

A concretização desta comissão é possível após um acordo do PCP com o PS, que se juntam a 14 deputados comunistas, oito bloquistas e dois ecologistas.

O contrato de subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC até 2031 foi assinado a 10 de janeiro e a nova empresa West Sea, criada pelo grupo Martifer, pagará ao Estado uma renda anual de 415 mil euros.

HPG (PYJ/ACL/PMF) // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.