Concelhos de Bragança e Castro Marim em risco elevado de incêndio

Concelhos de Bragança e Castro Marim em risco elevado de incêndio
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os concelhos de Bragança, no distrito de Bragança, e Castro Marim, no distrito de Faro, estão este domingo em risco elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os restantes distritos do país apresentam risco reduzido e moderado de incêndio, de acordo com a informação disponível no 'site' do IPMA.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "reduzido" e "máximo", sendo o cálculo feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente céu em geral pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral da região Centro até meio da manhã e com períodos de muita nebulosidade a partir do meio da manhã.

Há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde e nas regiões do interior, segundo as previsões, que apontam para uma pequena descida da temperatura máxima.

O vento estará fraco, soprando temporariamente moderado (até 25 km/h) de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Mondego, durante a tarde, e do quadrante leste nas terras altas até meio da manhã.

Para o arquipélago dos Açores, são esperados períodos de céu muito nublado com abertas, com possibilidade de chuvisco ou aguaceiros fracos.

Na Madeira, o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul da ilha da Madeira, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao meio da manhã.

As temperaturas máximas previstas são de 26 graus celsius para Lisboa, 25 para Faro e Bragança, 21 no Porto, 22 em Ponta Delgada e 20 no Funchal.

+ notícias: Norte

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.