Principais bancos portugueses não preveem adotar moedas digitais nem as recomendam

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 mai (Lusa) - Responsáveis do Novo Banco, Millennium BCP, Caixa Geral de Depósitos e do Banco CTT disseram hoje que estas instituições financeiras não tencionam adotar moedas digitais, nem as recomendam aos clientes por não conhecerem tal tecnologia.

"É uma ideia que se baseia no desenvolvimento do 'blockchain' [tecnologia que permite guardar dados de forma descentralizada e privada], mas que não tem reserva de valor nem universalização e, por isso, é desaconselhada por nós", disse o presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, falando em Lisboa na conferência "Banca & Seguros: O Futuro do Dinheiro", organizada pelos meios TSF e Dinheiro Vivo e pelas empresas Iberinform Crédito y Caución e Sage.

Posição semelhante demonstrou Miguel Maya, vice-presidente da comissão executiva do Millennium BCP, que argumentou que a moeda digital (dinheiro armazenado na internet para ser usado em transações) é "um ativo que o banco tem muita dificuldade em valorizar".

Por isso, "não está previsto" adotar tal tecnologia, nem a "recomendam aos clientes", acrescentou, intervindo num debate com outros responsáveis de bancos nacionais.

Miguel Maya notou, contudo, que este é "um tema complexo", manifestando "preocupação porque as pessoas investem sem ter consciência do que estão a fazer".

Também a Caixa Geral de Depósitos (CGD) "ainda não" prevê ter moedas digitais, de acordo com o administrador executivo José João Guilherme.

Além disso, "não conhecemos suficiente para recomendar aos nossos clientes e não podemos recomendar coisas que não conhecemos profundamente", referiu.

Luís Pereira Coutinho, presidente executivo do Banco dos Correios de Portugal (CTT), disse "não estar nada previsto para 'criptomoedas'" naquela instituição.

Na ocasião, os responsáveis frisaram ainda a necessidade de adotar soluções digitais para aumentar a interação com os clientes, bem como para reduzir custos.

No Banco CTT isso ganha maior dimensão porque, de acordo com o presidente da instituição, "cerca de 40% da base de clientes são 'millennials'", isto é, jovens da geração da internet.

Esta percentagem verifica-se porque, a seu ver, naquela instituição existem, por exemplo, soluções de "desintermediação, sendo possível os clientes irem comprar produtos sem passar pelos bancos".

De acordo com António Ramalho, do Novo Banco, a "democratização tecnológica coloca grandes desafios aos bancos".

Ainda assim, este responsável destacou que "os bancos não têm nenhuma razão para não estar na linha de partida e mesmo na linha de chegada".

Aludindo às chamadas 'fintech', empresas tecnológicas que prestam serviços financeiros, António Ramalho afirmou serem "os maiores parceiros que a banca tem" na área da digitalização, e salientou a importância da "cooperação e colaboração" na área digital.

Por seu lado, "o nosso maior risco são as 'bigtech' [gigantes tecnológicas]", que "podem aceder à base de dados dos clientes" e oferecer serviços mais personalizados como sistemas de pagamentos próprios, enquanto a "banca está limitada", adiantou António Ramalho.

ANE // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.