PCP diz que objecto da comissão abrangerá PS e PSD

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 jan (Lusa) - O vice-presidente da bancada do PCP António Filipe garantiu hoje que o objeto da comissão de inquérito sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo será "abrangente", incluindo eventuais responsabilidades do PS e do PSD na matéria.

Os comunistas recusam, desta forma, as acusações do PSD segundo as quais estarão a fazer uma "negociata" com o PS, para que do objeto da comissão ficam de fora os governos Sócrates, em troca de conseguirem de deputados socialistas as assinaturas suficientes para criar potestativamente a comissão, recusada por PSD e CDS-PP.

"O nosso objetivo é que seja apurado tudo aquilo que é necessário apurar relativamente a responsabilidades de quem as teve relativamente à situação a que chegaram os estaleiros navais de Viana do Castelo e aqui não fazemos discriminação nenhuma entre responsabilidades de governos de PSD, responsabilidades de governos do PS, responsabilidades de administrações nomeadas pelo PSD, de administrações nomeadas pelo PS", afirmou António Filipe.

O ´vice' da bancada comunista sublinhou não saber do que é que o OSD "está a falar", uma vez que o texto para a constituição da comissão de inquérito ainda não foi entregue.

"O que queremos é que tudo seja apurado e que a culpa morra solteira numa matéria tão relevante como é a dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para a economia da região, para a economia nacional, para os postos de trabalho, para tudo o que está em causa", sustentou.

"Não há recuo absolutamente nenhum. Nós o que queremos é, de facto, que tudo seja esclarecido e iremos propor um objeto de comissão parlamentar de inquérito onde caiba tudo aquilo que qualquer grupo parlamentar entenda que deve ser esclarecido", afirmou.

Segundo António Filipe, o texto do requerimento, que deverá ser entregue na quarta-feira, terá "um objeto abrangente".

"Do nosso ponto de vista, há responsabilidades quer de governos do PS quer de governos do PSD e não abdicaremos de apurar responsabilidades de quem as tiver, e o PSD que participará seguramente da comissão de inquérito também terá uma voz ativa aí", disse.

O PSD acusou hoje PCP e PS de prepararem "uma negociata" sobre o objeto de uma futura comissão parlamentar de inquérito relativa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), encobrindo as gestões designadas pelos governos socialistas.

Esta posição foi transmitida pela dirigente da bancada social-democrata Mónica Ferro, que disse basear-se em declarações proferidas pelo deputado do PS Jorge Fão, segundo as quais, alegadamente, a futura comissão de inquérito potestativa proposta pelo PCP abrangeria apenas a gestão dos estaleiros nos últimos dois anos e meio.

"O PSD entende que tem de ser denunciado o facto de haver diferenças entre a proposta de comissão de inquérito do PCP feita em dezembro e a proposta que agora está em cima da mesa. Há um a redução incompreensível quer do objeto temporal, quer do objeto material desta comissão inquérito", referiu Mónica Ferro.

A dirigente da bancada social-democrata fez depois uma alusão ao facto de a comissão parlamentar de inquérito potestativa requerida pelo PCP só poder avançar com a assinatura de um mínimo de 46 dos 230 deputados, o que torna o PS essencial para a sua viabilização.

"Estamos perante uma negociata ao limitar-se a comissão de inquérito aos últimos dois anos e meio. Qualquer português não acredita que a situação dos ENVC se deva apenas à gestão e à tutela dos dois últimos dois anos e meio, porque a empresa dá prejuízos de uma forma constante há 20 anos", apontou Mónica Ferro.

Para a dirigente do Grupo Parlamentar do PSD, a redução do objeto da comissão de inquérito "só pode ter como objetivo branquear administrações e governos anteriores, nomeadamente do PS, e ocultar alguns dos factos que são essenciais para se compreender a situação a que chegaram os ENVC".

ACL(PMF) // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.