FC Porto em andebol vence por 31-26 o SL Benfica no Dragão Caixa

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto despediu-se do Dragão Caixa na época 2017/18 com uma vitória frente ao Benfica (31-26), no clássico relativo à nona e penúltima jornada do Andebol 1. A equipa portista deu uma boa resposta, provou que teria capacidade para mais que o terceiro lugar que ficou esta noite selado e demonstrou estar preparada para a final four da Taça de Portugal, que se realiza a 26 e 27 de maio.

Atualizado 18-05-2018 11:32

A formação orientada por Carlos Martingo impôs-se desde os minutos iniciais, desenhando bons lances de ataque e defendendo com interessantes níveis de agressividade. Hugo Laurentino destacou-se na baliza do FC Porto ao longo da etapa inicial.

José Mario Carrillo tinha garantido que os dragões iram fazer tudo para “oferecer uma vitória aos adeptos”. Era antes de mais uma questão de honra e um gesto de agradecimento pelo apoio demonstrado pelos adeptos ao longo da temporada.

O jogador espanhol deu o exemplo e foi o melhor marcador portista, com seis golos. Seria Victor Iturriza, porém, a garantir a maior vantagem azul e branca antes do intervalo, precisamente no último ataque. Esse lance define o que foi o FC Porto neste clássico: agressividade de Miguel Alves (Tito) a garantir a posse de bola, transição rápida, bela assistência de Miguel Martins e Iturriza a fixar o resultado em 19-12.

A equipa visitante procurou responder na etapa complementar, esboçou uma reação mas teve novamente em Hugo Laurentino um obstáculo difícil de transpor. O FC Porto não conseguiu evitar uma ligeira quebra no ritmo de jogo, por comparação com a primeira parte, e deixou fugir a ligeira possibilidade de chegar ao segundo lugar na tabela classificativa do Andebol 1. Para tal, teria de vencer por mais de sete golos de diferença e esperar pela conjugação de resultados favorável na última jornada. O objetivo principal, de qualquer forma, passava pela vitória no adeus ao Dragão Caixa, no clássico, e esse foi alcançado com distinção.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo sábado (19 de maio), frente ao Sporting CP, no Pavilhão João Rocha. O jogo, relativo à décima jornada, tem início marcado para as 18h00.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SL BENFICA, 31-26
Andebol 1, fase final, Grupo A, 9.ª jornada
16 de maio de 2018
Dragão Caixa, Porto

Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador

FC PORTO: Alfredo Quintana e Hugo Laurentino (g.r.); Victor Iturriza (5), Rafa, Leandro Semedo (1), Nikola Spelic, Yoel Morales, Miguel Martins (3), Ángel Hernández (5), Rui Silva (2), Daymaro Salina, José Carrillo (6), Diogo Branquinho (1), António Areia (2), André Gomes (3) e Miguel Alves (3).
Treinador: Carlos Martingo

SL BENFICA: Hugo Figueira e Miguel Espinha (g.r.); Davide Carvalho (5), João Silva (1), Tiago Ferro (2), Pedro Marques (4), João Pais (2), André Alves, Belone Moreira (4), Paulo Moreno (1), Ricardo Pesqueira (2), Arthur Patrianova (1), Nuno Grilo Pereira, Alexandre Cavalcanti (3), Francisco Pereira e Ales Silva (1).
Treinador: Carlos Resende

Ao intervalo: 19-12

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.