Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Quatro concelhos de Faro em risco muito elevado de incêndio

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 mai (Lusa) -- Quatro concelhos do distrito de Faro apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Castro Marim, Alcoutim, Tavira e São Brás de Alportel (Faro).

O IPMA colocou também em risco elevado de incêndio cerca de uma dezena de concelhos dos distritos de Faro, Porto, Aveiro, Santarém, Beja e Portalegre.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade a partir do início da tarde e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde e nas regiões do interior.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco predominando do quadrante leste, sendo temporariamente do quadrante sul na região Sul e de noroeste no litoral Norte e Centro, e soprando moderado nas terras altas até meio da manhã e para o final do dia.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 09 graus Celsius (na Guarda) e os 16 (no Porto) e as máximas entre os 17 (na Guarda) e os 28 (em Santarém).

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

População de freguesia de Aveiro revoltada com a falta de cuidados médicos na região

A freguesia de Nossa Senhora de Fátima, em Aveiro, foi alvo de uma manifestação por parte dos utentes da extensão de saúde sendo que em causa está a falta de cuidados médicos primários. O presidente da junta culpa o Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga pela redução dos serviços.

Vários hospitais em risco de fechar serviços por falta de enfermeiros

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) advertiu esta terça-feira que além do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, há vários hospitais que poderão vir a encerrar serviços porque o Governo não autoriza a contratação de enfermeiros.

Retomadas buscas para encontrar pescador desaparecido na praia do Malhão

A autoridades retomaram ao início da manhã desta terça-feira as buscas para encontrar o homem que desapareceu no domingo na praia do Malhão, Vila Nova de Milfontes (Beja), disse à Lusa fonte da Capitania do Porto de Sines.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.