Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Lucros da CGD em Espanha crescem 51% para 9,3 ME no primeiro trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Madrid, 17 mai (Lusa) -- A filial em Espanha da Caixa Geral de Depósitos teve um lucro de 9,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018 (mais 51% face ao período homólogo), depois de ter tido um ganho de 26,4 milhões em 2017 (mais 3,8%).

Em comunicado de imprensa, o Banco Caixa Geral (CGD Espanha) sublinha a sua "boa trajetória", com 17 trimestres consecutivos com resultados positivos, desde o primeiro trimestre de 2014, e o reforço do rácio de solvência de 17,27% no final de 2017 para 18,5% no final de março.

A CGD anunciou há uma semana lucros 68 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que compara com prejuízos de 38,6 milhões de euros do mesmo período de 2017.

O banco público revelou na altura que a contribuição para este resultado das filiais e sucursais no estrangeiro totalizaram 38 milhões de euros, com o BNU Macau a contribuir com cerca de 15 milhões, a sucursal francesa com 7 milhões, o BCI Moçambique com 7 milhões e hoje ficou-se a saber que a CGD Espanha contribuiu com 9,3 milhões.

O Banco Caixa Geral destaca que os depósitos de clientes cresceram 7% em 2017, para 2.950 milhões de euros, enquanto o crédito aos clientes subiu 3%, para 3.446 milhões de euros.

A taxa de crédito em mora era de 3,07% no final de 2017, "uma das mais baixas do setor financeiro", segundo a filial da CGD.

No final do ano passado, os fundos próprios do Banco Caixa Geral eram de 508 milhões de euros, um aumento de 5,5% em relação a um anos antes.

A rentabilidade da filial medida através do ROE (taxa de retorno sobre o património) era de 7,28% no final de março do corrente ano, um aumento de 2,22 pontos percentuais em relação a um ano antes.

O Banco Caixa Geral pertence ao grupo português da Caixa Geral de Depósitos e tem em Espanha uma rede comercial de 110 balcões e mais de 500 trabalhadores.

O Governo português aprovou em 20 de dezembro último a venda das filiais da CGD em Espanha (Banco Caixa Geral), África do Sul (Mercantile Bank Holdings Limited) e Brasil (Banco Caixa Geral -- Brasil).

A administração da CGD comprometeu-se junto da Comissão Europeia a abandonar estes três mercados, no âmbito da capitalização estatal de 3,9 mil milhões de euros.

Lisboa deverá aprovar em breve o caderno de encargos das várias operações de venda, assim como a lista das empresas interessadas em comprar.

FPB // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Défice orçamental sobe 165ME e ultrapassa 2.000ME até abril

O défice orçamental em contas públicas totalizou 2.022 milhões de euros até abril, mais 165 milhões de euros, devido a um crescimento da despesa superior ao da receita, divulgou esta sexta-feira o Ministério das Finanças.

Património do Norte vai receber investimento de mais de 12 milhões de euros até 2020

Até 2020 vão ser investidos no património a Norte cerca de 12,5 milhões de euros. Rota das Catedrais, Mosteiros a Norte ou Vale do Varosa, são algumas das operações em curso e da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Norte. Para além da requalificação do património, o desafio passa por valorizar os próprios equipamentos, aproximando-os dos visitantes.

Governo aprova medidas de reforço do apoio social para recibos verdes

O Governo aprovou esta quinta-feira medidas para reforçar a proteção social dos trabalhadores independentes, como a atribuição mais célere do subsídio de doença e a necessidade de um período mais curto para aceder ao subsídio por cessação de atividade.

Atualizado 25-05-2018 12:30

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.