Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Porto acolhe a partir de hoje "o mais prestigiado" congresso mundial do setor do calçado

Porto acolhe a partir de hoje "o mais prestigiado" congresso mundial do setor do calçado
| Norte
Porto Canal com Lusa

Perto de cinco centenas de profissionais de 33 países participam hoje e sexta-feira, no Porto, no 20.º Congresso da União Internacional de Técnicos da Indústria do Calçado (UITIC), considerado "o mais prestigiado" encontro do setor a nível mundial.

Promovido pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) e pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), o congresso tem como tema central "From Fashion to Factory: A New Technological Age" (Da Moda à Fábrica: Uma Nova Era Tecnológica) e foi precedido de três dias de visitas a fábricas portuguesas.

Poucas semanas depois de a APICCAPS ter apresentado o projeto FOOTure 4.0, em que mediante um investimento de 50 milhões de euros a indústria portuguesa do calçado se propõe afirmar como a grande referência internacional na utilização de novas tecnologias, o congresso internacional da UITIC contará com a participação de oradores de primeiro plano de mais de 15 países, promete a organização.

"É o regresso ao Porto do maior evento técnico do setor de calçado no plano internacional", destaca a APICCAPS, recordando que a primeira vez que o congresso mundial da UITIC se realizou em Portugal foi em 1996.

Para o presidente esta associação, Luís Onofre, "a realização do mais relevante congresso mundial em Portugal é sinónimo do prestígio internacional que o setor conquistou no passado recente".

Segundo o diretor-geral do Centro Tecnológico do Calçado, Leandro de Melo, neste intervalo de tempo "praticamente tudo se alterou na indústria portuguesa": "Nos anos 90 Portugal ambicionava ser uma referência na indústria de calçado no plano internacional. Nesse período, iniciaram-se os primeiros investimentos em I&D [Investigação & Desenvolvimento], nomeadamente com o projeto FACAP -- Fábrica de Calçado do Futuro. Hoje, já exportamos tecnologia para todo o mundo, evoluímos do ponto de vista técnico e tecnológico, o que nos permitiu oferecer ao mercado soluções de excelência", explicou.

De que modo a tecnologia digital moderna está a transformar o comportamento do consumidor, estarão as empresas preparadas para esta nova revolução digital, de que forma se interligarão os modelos de negócio tradicionais com o advento das vendas 'online' e que novas soluções tecnológicas suportarão a nova era digital nos próximos anos serão algumas das questões em debate no congresso.

Em cima da mesa estarão ainda temas como "Novos produtos e novos serviços ligados às necessidades dos consumidores", "Desenvolvimento inteligente e produção", "Sustentabilidade, transparência da cadeia de abastecimento e tendências regulatórias que afetam as fábricas" e "Fábricas centradas no homem e novas formas de gestão".

O congresso mundial do calçado arranca hoje, mas entre segunda e quarta-feira desta semana os participantes visitaram "mais de uma dezena de empresas portuguesas de referência", satisfazendo a "enorme curiosidade" demonstrada relativamente à indústria portuguesa de calçado".

+ notícias: Norte

Investigadores da Universidade do Minho descobrem nova terapia que permite reverter lesões na medula

Uma equipa de investigadores da Universidade do Minho descobriu uma nova terapia que permite reverter lesões na medula. A abordagem terapêutica que combina células estaminais e biomateriais foi para já testada em animais.

Acidente provoca um morto e um ferido em Santo Tirso

Um homem com cerca de 50 anos morreu e outro ficou com ferimentos ligeiros numa colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 105 em Refojos, Riba D'Ave, Santo Tirso, apurou o Porto Canal junto da Proteção Civil e os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.

Atualizado 27-05-2018 12:00

Bombeiros resgatam turista perdida no Gerês

Equipas de bombeiros de Montalegre e Salto procederam esta noite ao resgate de uma turista inglesa que se "perdeu e desorientou" num trilho do Parque da Peneda Gerês, mas conseguiu pedir ajuda por telemóvel, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.