Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Pagamentos a Produtores Pecuários finalizados dentro de uma semana - Governo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 mai (Lusa) -- O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação garantiu hoje na Assembleia da República que os pagamentos às Organizações de Produtores Pecuários (OPP) serão finalizados, "o mais tardar", dentro de uma semana.

"Os pagamentos às OPP estão em dia. No final de 2017, 65% da verba contratualizada com as respetivas 113 organizações estava paga. Estamos a encerrar os dossiers e, o mais tardar, dentro de uma semana, os restantes 35% serão liquidados", referiu Luís Medeiros Vieira, durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

Em resposta à deputada do CDS Patrícia Fonseca, o governante disse que o processo de exportação de carne de porco nacional para a China "é moroso", apesar de adiantar que as negociações estão a avançar.

"Fizemos um acordo com o Governo chinês (...). Neste momento, temos uma equipa, que chegou no dia 14 [de maio] à China e que está a verificar os matadouros. Esperamos, no final do mês de agosto, estar a exportar", sublinhou.

Já no que se refere aos cuidados médicos prestados aos animais exportados, Luís Medeiros Vieira explicou que "houve uma interrupção na administração da vacina da tuberculose".

"Isto aconteceu não por falta de capacidade de intervenção do DGAV [Direção-Geral de Alimentação e Veterinária]", mas porque "o fornecedor é que não tinha um nível de 'stock' capaz de dar resposta. Até ao final da próxima semana, [a situação] deverá estar resolvida", concluiu.

PE // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Défice orçamental sobe 165ME e ultrapassa 2.000ME até abril

O défice orçamental em contas públicas totalizou 2.022 milhões de euros até abril, mais 165 milhões de euros, devido a um crescimento da despesa superior ao da receita, divulgou esta sexta-feira o Ministério das Finanças.

Património do Norte vai receber investimento de mais de 12 milhões de euros até 2020

Até 2020 vão ser investidos no património a Norte cerca de 12,5 milhões de euros. Rota das Catedrais, Mosteiros a Norte ou Vale do Varosa, são algumas das operações em curso e da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Norte. Para além da requalificação do património, o desafio passa por valorizar os próprios equipamentos, aproximando-os dos visitantes.

Governo aprova medidas de reforço do apoio social para recibos verdes

O Governo aprovou esta quinta-feira medidas para reforçar a proteção social dos trabalhadores independentes, como a atribuição mais célere do subsídio de doença e a necessidade de um período mais curto para aceder ao subsídio por cessação de atividade.

Atualizado 25-05-2018 12:30

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.