Junta de Paranhos, Porto, vai investir 600 ME na construção de tanatório

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 21 jan (Lusa) -- A Junta de Freguesia de Paranhos, no Porto, vai investir cerca de 600 mil euros na construção de um tanatório, em terreno anexo ao cemitério local, disse hoje à Lusa o presidente daquela autarquia.

"Estamos numa fase avançada, o projeto está pronto, aguardamos um parecer prévio da Câmara do Porto, para a partir desse momento darmos início ao concurso. Tencionamos começar as obras ainda no primeiro semestre deste ano", afirmou Alberto Machado.

O novo equipamento para diversos tipos de cerimónias fúnebres, que será construído em três fases, será totalmente financiado pela Junta de Freguesia de Paranhos.

"A junta de freguesia tem liquidez, não temos dívidas, estamos financeiramente confortáveis. Queremos manter-nos assim e, portanto, vamos dividir o projeto em três fases, que iremos construindo de acordo com a nossa disponibilidade financeira", referiu o autarca.

Segundo Alberto Machado, "o objetivo é fazer a obras num mandato, eventualmente, num mandato e meio, portanto, em quatro a seis anos".

"O investimento que nós prevemos anda na casa dos 500/600 mil euros. Iremos disponibilizar tranches deste valor ao longo dos anos, no sentido de não entrarmos em qualquer tipo de incumprimento financeiro. Vamos fazendo conforme vamos tendo dinheiro. Neste momento já temos dinheiro para a primeira fase da obra e, portanto, vamos iniciar os trabalhos o mais breve possível", frisou.

A primeira fase será para concluir no espaço de "sete/oito meses, no máximo" e incluirá as áreas de serviço técnico, correspondentes ao funcionamento do crematório.

"Terá uma sala grande onde terá o forno de cremação, uma sala de receção das urnas e uma sala de espera. Numa segunda fase, serão construídas duas capelas mortuárias e uma área para instalação de uma florista e de um marmorista, que irão também dar apoio ao cemitério da freguesia. Para a terceira fase fica a capela principal do crematório onde serão realizadas as cerimónias", acrescentou o autarca.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.