"Serralves em festa!" celebra dez anos com 220 eventos em 40 horas

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 08 jun (Lusa) -- O festival "Serralves em festa!" cumpre hoje o décimo aniversário com mais de 220 eventos gratuitos, durante 40 horas, o que faz dele o maior festival de arte contemporânea do país e um dos maiores da Europa.

No museu e no extenso parque que o rodeia, vai ser possível ver de forma gratuita dança, performance, circo, teatro, cinema, vídeo, fotografia, exposições, ouvir música e participar em oficinas e vistas guiadas.

Nas agendas de muitas famílias do Porto, o evento anual do Museu de Serralves é uma festa com tradição, uma forma de celebrar o arranque do Verão. Em 2012, pelas portas do parque passaram mais de 84 mil visitantes.

A novidade este ano é o grande número de projetos, em várias áreas, que resultam de encomendas de Serralves aos artistas, muitos deles em formato de residência artística. É o caso do coletivo Circunstance, que faz performances que refletem sobre o impacto das tecnologias na nossa vida, de Willi Dorner & Cie, na área da dança contemporânea ou de Kaffe Mathews, que apresentou a sua ópera em bicicletas num trabalho feito com o grupo de teatro Visões Úteis.

Destaques ainda na programação para a a vinda da WDR Big Band de Colónia, a banda de jazz da rádio pública alemã, que, com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, irá tocar um programa inteiramente constituído por composições em estreia.

A já habitual "Festa do Prado" também vai contar este ano com nomes de relevo, como King Mindas Sound, Diamond Version ou os canadianos Duchess Says.

No teatro, o destaque vai para "Wondergarden", uma homenagem a João Paulo Seara Cardoso, com direção de Isabel Barros, "Imaginary friends" com os doze artistas e os seus duplos em tamanho natural e "Domicília magic show", um trabalho do músico Sérgio Pelágio e da coreógrafa Sílvia Real.

Alguns destes projetos resultam das inúmeras parcerias que a Serralves desenvolve para este projeto, com instituições como a Casa da Música e a Porto Vivo, com festivais como o Imaginarius, FITEI ou Festival Internacional de Marionetas, com diversas escolas artísticas e com editoras e produtoras musicais.

Uma novidade suplementar este ano é que, de dez em dez mil visitantes, um deles levanta voo, ou seja: a cada dez mil visitantes será sorteada uma viagem de helicóptero na cidade do Porto, graças ao apoio de uma empresa de viagens turísticas.

DP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.