Parlamento vai aprovar lei do BE para regularizar crianças estrangeiras à guarda do Estado

Parlamento vai aprovar lei do BE para regularizar crianças estrangeiras à guarda do Estado
| Política
Porto Canal com Lusa

O parlamento vai aprovar, em votação final global, um projeto de lei do BE para agilizar a regularização da situação de crianças à guarda do Estado, segundo a votação indiciária, hoje na comissão de Assuntos Constitucionais.

Todos os partidos votaram a favor, exceto o PSD, que se absteve, numa reunião da comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, depois de aprovarem, com a mesma votação, propostas apresentadas pela bancada do PS.

O diploma visa, segundo o Bloco de Esquerda, dar a “proteção devida a crianças, filhas de cidadãos estrangeiros que faleceram, desapareceram ou em condição irregular em Portugal” e se encontram à guarda do Estado.

No caso de uma criança ou jovem de nacionalidade estrangeira confiada pelo Estado a uma instituição, o projeto entende que o Estado deve agilizar “a naturalização ou a atribuição de autorizações de residência às crianças nestas condições".

O BE propõe alterações à Lei da Nacionalidade, à Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo e ao Regime Jurídico sobre Entrada, Permanência, Saída e Afastamento de Estrangeiros do Território Nacional, para que "haja uma efetiva regularização do estatuto jurídico de crianças com nacionalidade estrangeira".

O PSD, através de Luís Marques Guedes, apontou erros de “técnica legislativa” e “de português” no diploma, como a remissão para alíneas de artigos que foram revogados no projeto, insistindo na sua correção.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.