Jornal Diário Jornal das 13

Temperaturas descem entre 02 a 05 graus a partir de sexta-feira

Temperaturas descem entre 02 a 05 graus a partir de sexta-feira
| País
Porto Canal com Lusa

As temperaturas máximas vão descer entre 02 a 05 graus em todo o território na sexta-feira, altura em que se prevê o regresso dos aguaceiros fracos às regiões do interior, disse hoje a meteorologista Maria João Frada.

Para hoje está previsto um dia de céu pouco nublado ou limpo com alguma nebulosidade, mas apenas limitada ao Cabo Raso e Mondego e a dissipar, disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Durante a tarde vai haver alguma nebulosidade nas regiões do interior sul e prevê-se uma subida de temperatura, mais significativa no litoral oeste das regiões do Norte e Centro. Vamos ter em todo o território valores de temperatura a variar entre os 24 e 27 graus Celsius. No entanto, na região do Vale do Tejo e em particular na Grande Lisboa e interior do Alentejo e interior Centro vão rondar os 30 graus", indicou.

Para quinta-feira, segundo Maria João Frada, já está prevista uma pequena descida dos valores da temperatura máxima na região Sul e também na região de Lisboa devido à mudança do vento do quadrante leste para o quadrante oeste.

"Nas restantes regiões ainda se preveem temperaturas relativamente elevadas sem variação relativamente ao dia de hoje e por outro lado haverá nebulosidade a partir da manhã nas regiões do interior Norte e Centro onde há possibilidade de ocorrência de trovoadas e aguaceiros pouco prováveis. A probabilidade de acontecer é muito baixa", disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, a partir de sexta-feira e até ao fim de semana aumenta a probabilidade de aguaceiros e trovoadas nas regiões do interior.

"A temperatura máxima tem tendência a descer em todo o território na sexta-feira e de forma mais significativa entre os 02 a 04/05 graus Celsius, ou até mais, e depois vão manter-se estáveis durante o fim de semana", adiantou.

Maria João Frada disse ainda que a partir de sexta-feira está prevista também nebulosidade baixa, neblinas e nevoeiros a afetar o litoral oeste com tendência a dissipar ao longo da manhã.

+ notícias: País

Transferência de guardas para combate aos fogos deixa GNR desfalcada

A transferência de guardas para combate aos fogos deixou a GNR desfalcada. O alerta é da Associação dos Profissionais da Guarda que volta a falar em falta de meios humanos. Os militares garantem que a GNR está “no fundo do poço” e que está em risco a segurança das populações com menos militares a fazer patrulhamento.

Empresas de pirotecnia contra o Governo pela proibição do uso de fogo de artifício

A associação que representa as empresas de pirotecnia está contra a proibição do uso de fogo de artifício, imposta pelo Governo no período que vigora o alerta vermelho, devido ao risco de incêndio. Vários espetáculos foram já cancelados e as empresas dizem estar em risco de falência.

Aviso amarelo devido ao calor alargado até quarta-feira no continente

O aviso amarelo devido ao calor, que teve início na semana passada, foi alargado até às 22:00 de quarta-feira nos 18 distritos de Portugal continental, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.