Eleição para a OIM é "muito difícil"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 mai (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu hoje que a eleição para o cargo de diretor-geral da Organização Internacional das Migrações (OIM), ao qual o português António Vitorino é um dos três candidatos, é "muito difícil".

"É uma eleição muito difícil. Vamos trabalhar para que possamos ter o resultado que almejamos, com a consciência plena da extrema dificuldade de o atingir", disse hoje Augusto Santos Silva, numa audição na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

António Vitorino concorre com a costa-riquenha Laura Thompson (atual diretora-geral adjunta da organização) e o norte-americano Ken Isaacs à eleição para a liderança da OIM, que decorre em junho.

Já esta quinta-feira, os candidatos serão ouvidos e Santos Silva afirmou que o Governo "está seguro da boa prestação" do concorrente português.

"Estamos a trabalhar ativamente com a nossa diplomacia para ter um bom resultado na eleição. É uma eleição muto difícil, são três candidatos muito fortes", disse, respondendo a uma questão do deputado do PS Paulo Pisco.

Santos Silva apontou que alguns objetivos já foram atingidos com esta candidatura: "Já está claro o entendimento de Portugal sobre as responsabilidades acrescidas que a OIM tem nos dias de hoje. Está clara a posição que Portugal defende no que diz respeito à política das migrações e aos esforços internacionais para chegarmos a um compacto global. Está evidente a qualidade do candidato que apresentamos".

O Governo português formalizou no final do ano passado a candidatura de António Vitorino ao cargo de diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), apresentando o antigo comissário europeu como um "profundo conhecedor" desta problemática.

O antigo comissário europeu para a Justiça e Assuntos Internos (1999-2004) e antigo ministro da Presidência e da Defesa Nacional (1995-1997) - cargos em que "demonstrou a sua capacidade de liderança e de gestão ao mais alto nível" - é "um profundo conhecedor da problemática das migrações, um dos maiores e mais exigentes desafios que a comunidade internacional hoje enfrenta", considerou o executivo.

Atualmente, Vitorino é membro de várias iniciativas internacionais na área das migrações, com destaque para o Advisory Board of the International Migration Initiative (desde 2015) e para o Transatlantic Council on Migration (desde 2007).

JH // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.