Países árabes vão propor resolução na ONU para proteger palestinianos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 15 mai (Lusa) -- Os países árabes vão apresentar ao Conselho de Segurança da ONU uma proposta de resolução destinada a garantir proteção internacional aos civis palestinianos, indicou hoje o embaixador do Kuwait nas Nações Unidas.

Segundo Mansur al-Otaibi, o projeto será entregue aos restantes membros do Conselho de Segurança entre hoje e quarta-feira, tendo ainda de ser definido que tipo de força ou mecanismo a utilizar.

A proposta surge depois de o exército israelita ter matado a tiro pelo menos 61 palestinianos entre segunda-feira e hoje, na sequência dos protestos relacionados com a transferência da embaixada dos Estados Unidos em Israel de Telavive para Jerusalém.

"A intenção é proteger os palestinianos, dar proteção internacional aos civis", explicou o diplomata kuwaitiano, momentos após chegar à ONU para uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre os acontecimentos de segunda-feira.

O diplomata do Kuwait, país que é atualmente o representante árabe no Conselho de Segurança, sustentou que Israel tem a responsabilidade de garantir a segurança dos palestinianos, "o que não está a cumprir".

"Queremos que o Conselho de Segurança faça alguma coisa", insistiu al-Otaibi, que se escusou a adiantar pormenores sobre que tipo de mecanismo vai ser proposto, garantindo, porém, que não passará por uma missão de manutenção de paz da ONU.

O Kuwait, após consultas com os restantes países árabes, solicitou na segunda-feira a reunião de emergência hoje no Conselho de Segurança da ONU para analisar a violência na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza.

JSD // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.