Presidente de Malta pede abordagem às migrações centrada nas pessoas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 mai (Lusa) -- A Presidente de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, defendeu hoje em Lisboa uma abordagem global ao fenómeno das migrações, "baseada nos direitos e centrada nas pessoas".

"Temos de continuar a promover o melhor interesse dos indivíduos e famílias migrantes, através de uma abordagem baseada nos direitos e centrada nas pessoas", disse a chefe de Estado maltesa à imprensa após um encontro com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Uma abordagem "especialmente sensível às vulnerabilidades enfrentadas pelas crianças e mulheres", acrescentou.

Coleiro Preca, que em setembro passado foi a anfitriã de um encontro do Grupo de Arraiolos, que reúne presidentes não-executivos da União Europeia, em que as migrações foram um tema dominante, voltou hoje a saudar a proximidade de prontos de vista com Portugal sobre a matéria.

"Ambos compreendemos que é uma questão global e, como tal, exige uma resposta global", dirigindo-se a Marcelo Rebelo de Sousa e sublinhando a "necessidade de um esforço internacional unido para lidar com as migrações na sua origem de forma respeitosa e dignificante".

Marie-Louise Coleiro Preca realiza hoje e quarta-feira uma visita de Estado a Portugal, a primeira de um Presidente de Malta.

MDR // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.