Governo da Madeira afirma que "jamais" se reunirá com António Costa no Palácio de São Lourenço

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 15 mai (Lusa) - O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou hoje que "jamais" se reunirá com o primeiro-ministro no Palácio de São Lourenço, antiga residência dos governadores-gerais, atualmente utilizado pelo representante da República.

"Não há nenhuma reunião no Palácio de São Lourenço. O Governo Regional da Madeira jamais reunirá no Palácio de São Lourenço", disse o chefe do executivo, referindo-se à hipótese avançada pela imprensa regional, segundo a qual o primeiro-ministro, António Costa, visitará a Madeira no dia 21 de maio.

António Costa deverá participar no Dia do Empresário Madeirense, no âmbito de um encontro organizado pela Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), responsável pelo convite.

"Nós sugerimos vários locais da região [para uma reunião com o primeiro-ministro]. Ou na sede do governo [regional], como deve ser. Ou noutro local que nós apontámos. Isto é uma questão de princípio e nós daqui não saímos", sublinhou Miguel Albuquerque, em declarações aos jornalistas no Funchal.

O presidente do Governo Regional explicou, ainda, que a visita de António Costa à Madeira "está a ser tratada da maneira que deve ser tratada".

"Agora, há uma coisa que eu vou dizer e é apenas isso que eu tenho para dizer: o tempo dos governadores-civis já acabou", adiantou Miguel Albuquerque, realçando que a Madeira tem órgãos de governo próprio e autonomia política há 42 anos, condições que constam da Constituição da República e do Estatuto Político-Administrativo da região.

DYC // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.