Polícia francesa detém dois suspeitos dos atentados de 2017 na Catalunha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 15 mai (Lusa) -- A polícia francesa deteve hoje em França dois suspeitos de envolvimento nos atentados jihadistas de agosto de 2017 em Barcelona e Cambrils, indicam as agências noticiosas gaulesa AFP e espanhola EFE.

Os dois suspeitos foram detidos em Haute-Garonne, departamento do sudoeste de França cuja capital é Toulouse, e foram postos à disposição dos investigadores da Direção Geral da Segurança Interna (DGSI) numa comissão rogatória de um juiz de instrução, precisou fonte judiciária citada pelas duas agências noticiosas.

Os dois suspeitos foram detidos por pertencerem ao círculo de relações de um outro dos principais suspeitos no planeamento dos atentados, que provocaram 16 mortos e 120 feridos a 17 e 18 de agosto último na Catalunha.

Este último suspeito foi detido em Albi (sudoeste francês) pelas ligações a Driss Oukabir, presumível membro da célula responsável pelos dois atentados.

Os documentos de identificação de Driss Oukabir, cidadão marroquino já acusado pela justiça espanhola, serviram para alugar o camião utilizado no atentado nas Ramblas, em Barcelona.

Driss Oubakir é o irmão mais velho de Moussa Oubakir, 17 anos, que foi abatido junto com quatro outros jovens pela polícia durante o ataque com outro camião em Cambrils.

JSD // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.