FC Porto em basquetebol volta a vencer Illiabum por 94-75

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto recebeu e venceu este domingo o Illiabum (94-75), no Dragão Caixa, no Jogo 2 dos quartos de final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol. Depois do triunfo na passada sexta-feira (102-92), os azuis e brancos voltaram a levar a melhor e aumentaram para 2-0 a vantagem na eliminatória, ficando agora a (mais) uma vitória de carimbar o passaporte para as meias-finais.

Atualizado 15-05-2018 11:46

O terceiro jogo disputa-se no dia 18 de maio (sexta-feira), às 21h00, no Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo.

O facto de ter conquistado a Taça de Portugal frente ao favorito Benfica é um atestado da qualidade do Illiabum, que voltou a dificultar de sobremaneira a tarefa portista no reencontro entre as duas equipas. Por esta altura, os Dragões são um coletivo capaz de marcar muitos pontos, mas a formação de Ílhavo bateu-se bem ao longo da primeira parte, que terminou com ligeira vantagem para os azuis e brancos (47-45), alicerçada nas boas exibições de Marcus Gilbert (10 pontos), Will Hanley (8 pontos, 7 ressaltos e 6 assistências) e Will Sheehey (8 pontos).

O descanso acabou por fazer melhor ao FC Porto, que reentrou com o gás todo e estabeleceu um parcial de 8-0 em quatro minutos, aumentando a vantagem para a dezena de pontos pela primeira vez (55-45). Ainda assim, o Illiabum reagiu e manteve a incerteza quanto ao vencedor, reduzindo a diferença à entrada para o quarto e último período (61-58). Aí, o FC Porto mostrou a sua melhor versão e venceu por números claros: 94-75, com Marcus Gilbert (25 pontos), Sasa Borovnjak (18 pontos), Will Hanley (14 pontos, 10 ressaltos e 8 assistências) e Ferrán Ventura (11 pontos) em particular destaque.

“Na segunda parte defendemos muito bem. Os atletas esforçaram-se muito e foi essa boa defesa que nos permitiu controlar o marcador, apesar de o Illiabum ameaçar aproximações. Admiro o que o Illiabum fez nestes dois jogos e a forma como o treinador deles planeou as coisas. Fico contente por vencer um adversário tão competente e esta é uma eliminatória que está a exigir muito de nós. Queremos ganhar três jogos, pois ainda só ganhámos dois”, afirmou o treinador Moncho López, no final da partida, em declarações ao Porto Canal.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ILLIABUM, 94-75
Liga Portuguesa de Basquetebol, Playoffs, quartos de final, Jogo 2
13 de maio de 2018
Dragão Caixa, Porto

Árbitros: Luís Lopes, Pedro Cunha e Diogo Martins

FC PORTO: Pedro Bastos (2), Marcus Gilbert (25), Will Sheehey (8), Will Hanley (14) e Sasa Borovnjak (18)
Suplentes: Miguel Queiroz (6), Pedro Pinto (6), António Monteiro (2), André Bessa, Miguel Miranda (2), Ferrán Ventura (11) e Vladyslav Voytso
Treinador: Moncho López

ILLIABUM: Litos Cardoso (11), Jeffrey Jr. (9), Diogo Araújo (8), Marko Loncovic (9) e Filip Pejovic (7)
Suplentes: Ricardo Monteiro (15), Augusto Sobrinho (12), Nuno Sá, Pedro Fragoso e Filip Simic (4)
Treinador: Pedro Nuno

Ao intervalo: 47-45
Parciais: 24-24, 23-21, 14-13, 33-17

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.