Dezenas de mortos e feridos em ataque talibã no oeste do Afeganistão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cabul, 15 mai (Lusa) - Ataques talibãs provenientes de "múltiplas direções" na capital da província de Farah, no oeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Irão, mataram e feriram hoje dezenas de polícias, anunciaram as autoridades afegãs.

De acordo com o chefe do conselho provincial de Farah, Fared Bakhtawer, "vários postos de segurança na cidade foram invadidos por talibãs, estando em curso um intenso tiroteio".

O responsável não avançou o número de mortos ou feridos, mas disse que as baixas "são altas entre as forças de segurança".

Os combates foram confirmados pelo governador da província, Abdul Basir Salangi. "Uma intensa batalha está a acontecer na cidade", declarou, sem pormenores.

Os órgãos de comunicação locais descreveram uma cidade 'vazia', com lojas, escolas e escritórios fechados, enquanto "as pessoas estão escondidas dentro de casa".

Um parlamentar da província de Farah, Mohammad Sarwar Osmani, afirmou que os pontos estratégicos de segurança foram invadidos pelos talibãs "em toda a cidade" e que os combatentes estavam já perto da sede da polícia e dos escritórios do governador.

O porta-voz dos talibãs Zabihullah Mujahid reivindicou os ataques.

O Ministério da Defesa afegão disse, num comunicado entretanto divulgado, que as forças de segurança afegãs conseguiram repelir os ataques.

Nos últimos meses, a província de Farah, que faz fronteira com a província de Helmand, onde os talibãs controlam vários distritos, tem sido palco de várias batalhas entre as forças de segurança afegãs e combatentes extremistas.

FST // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.