Diálogo na Nicarágua arranca na quarta-feira para tentar pôr fim a crise

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manágua, 15 mai (Lusa) - Um "diálogo nacional" para ultrapassar a crise na Nicarágua, que causou 54 mortos em menos de um mês, vai começar na quarta-feira, anunciaram os bispos do país.

A Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) afirmou na segunda-feira que o "diálogo nacional" proposto pelo Presidente Daniel Ortega vai mesmo começar, "ainda que as condições não sejam as ideais".

Em conferência de imprensa, o presidente do CEN, cardeal Leopoldo Brenes, exortou todas as partes a mostrar boa vontade, numa "atmosfera de tolerância e respeito, para se chegar a um acordo que possa traduzir-se em ações concretas".

Os estudantes, que estão por trás das manifestações, afirmaram estar "dispostos" a participar nas negociações, embora a "repressão, o assédio, a perseguição e os assassínios em diferentes regiões do país ainda não tenham parado".

Por essa razão, o presidente do Movimento dos Estudantes, Victor Cuadra, instou todos a "permanecer nas ruas".

Na segunda-feira, as ruas encheram-se novamente de estudantes cujas vozes continuam a exigir democracia e independência. Cerca de meia centena de estudantes universitários protestou todo o dia contra "o Estado", que qualificaram como "mara" (gangue). Nas faixas que empunhavam podia ler-se: "Não temos medo".

A Nicarágua vive há quase um mês uma crise que se refletiu em várias manifestações a favor e contra o Presidente, desencadeadas pela reforma da Segurança Social.

Na sexta-feira, Ortega aceitou duas condições impostas pela CEN para iniciar o diálogo: o fim da repressão dos manifestantes e a autorização para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) investigar as mortes ocorridas durante as manifestações.

O ex-guerrilheiro governa a Nicarágua ininterruptamente desde 2007.

FST // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.