BE diz que frase do PM sobre contratação de funcionários públicos "não tem sentido"

| Política
Porto Canal com Lusa

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira a recuperação dos salários da função pública, referindo que "não têm sentido" as declarações do primeiro-ministro, António Costa, sobre a contratação de funcionários públicos em detrimento do aumento de salários.

Atualizado 15-05-2018 11:53

"Não percebo muito bem a frase. Julgo que não tem sentido porque tanto quanto sei, o Governo tem no processo de descongelamento [de carreiras] que aumentar salários, tem que aumentar a tabela remuneratória única no que diz respeito aos escalões mais baixos que já foram ultrapassados pelo salário mínimo. Portanto, essa escolha não está em cima da mesa. O que está em cima da mesa é recuperar os salários da função pública", afirmou Catarina Martins.

Em entrevista ao Diário de Notícias este fim de semana, António Costa referiu que "é mais importante contratar mais funcionários públicos do que aumentar os salários".

A líder do BE falava aos jornalistas à margem de uma reunião com agentes culturais sobre a criação da Rede de Teatros e Cineteatros que esta tarde decorreu no Rivoli Teatro Municipal, no Porto.

Catarina Martins defendeu ainda que, "há dez anos que [os funcionários públicos] perdem poder de compra e todos compreendemos que não teremos funcionários públicos capazes se lhes oferecermos os piores salários do país. E também é preciso contratar mais gente para os serviços públicos porque falta gente nos hospitais, falta gente nas escolas, falta gente na caixa geral de aposentações".

"Há necessidades às quais o país tem de responder. E a verdade é que o país tem capacidade para responder e essa é uma boa notícia", acrescentou a coordenadora do BE, frisando que "a atualização salarial tem de ser feita" e que "outro problema são os serviços públicos não terem gente".

Em entrevista ao Diário de Notícias, Costa falou de salários e da qualidade de vida dos portugueses.

"Se me perguntar o que é mais importante, aumentar o número de funcionários ou o vencimento dos funcionários, respondo que aumento o número dos funcionários. Neste momento isso é mais importante para melhorar a qualidade dos serviços e responder melhor àquilo que são as necessidades dos portugueses, e também para melhorar a qualidade de vida de quem já está hoje na administração pública", disse o primeiro-ministro.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".