Pinto da Costa: "Nunca mais esquecerei este dia"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A 30 de maio de 1999, a equipa do FC Porto subia à varanda do edifício da Câmara Municipal do Porto para celebrar a conquista do inédito pentacampeonato. Desde então, festejaram-se 29 títulos - 25 nacionais e quatro internacionais -, mas as portas da autarquia mantiveram-se fechadas até que, este sábado, 12 de maio de 2018, se voltaram a abrir para a comemoração do 28.º título de campeão nacional da história do clube.

Atualizado 14-05-2018 12:13

É também o 21.º em 36 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, que durante a cerimónia de homenagem aos campeões nacionais, foi distinguido com a Medalha de Honra em ouro da cidade, a condecoração máxima atribuída pela autarquia.

“Nunca mais esquecerei este dia, nunca mais deixarei de me lembrar e de olhar para esta medalha, porque ela representa não só o quanto eu amo o Porto, mas quanto amam o Porto todos aqueles que ma atribuíram”, garantiu Pinto da Costa, que não deixou de notar a “feliz coincidência” de receber o galardão no momento em que o clube volta a ser recebido nos Paços do Concelho para “festejar e entregar a todos aqueles que estão lá fora a taça conquistada brilhantemente pelos jogadores.”

“Felizmente que hoje, como em 1999, temos à frente da Câmara do Porto não um homem que gosta do FC Porto, mas um homem que, além disso ama, a cidade do Porto. E quem ama a cidade do Porto, como naturalmente ama o nosso presidente da camara, os nossos vereadores e todos os que estão na Assembleia municipal, evidentemente que tem que abrir as suas portas aqueles que honram e levam o nome da cidade do Porto a todo o mundo”, sublinhou.

As primeiras palavras do líder portista - que em 1985 já tinha sido distinguido pela autarquia Porto com a Medalha de Mérito – foram de agradecimento ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, de quem partiu a iniciativa de lhe atribuir da Medalha de Honra, um gesto que o encheu de emoção e felicidade. “Fiquei muito feliz porque, como sabe amo, o Porto desde os primeiros momentos da minha vida. E saber que apresentou a proposta à vereação da Câmara Municipal e que a mesma foi levada a Assembleia Municipal e, conforme me transmitiu, não houve uma única abstenção, faz-me envolver num grande abraço todos aqueles que estão a serviço a cidade do Porto, seja na vereação, seja na Assembleia”, acrescentou.

Rui Moreira começou a sua intervenção por falar de justiça, da justiça que a cidade faz ao atribuir o galardão máximo “a um dos seus mais ilustres cidadãos”, que “representa aquilo que é de mais essencial na cidade do Porto”. E também falou de contas e de promessas na hora de assinalar o regresso do FC Porto à aos Paços do Concelhio.

“Boas contas é também sabermos ser gratos, é fazermos contas com aqueles que nos representam, nos honram, com quem nos sentimos bem. O FC Porto é uma extraordinária marca da cidade, é uma marca tão grande que venceu adversidades durante anos. Estamos a contribuir para uma promessa que fizemos, que na cidade do Porto voltaria a haver um tempo para que a felicidade pudesse fazer parte da política e a política estivesse também ao serviço da felicidade dos portuenses”, afirmou o autarca, endereçando os parabéns aos jogadores e à equipa técnica pelo título, antes de voltarem à varanda municipal para mostrar a taça de campeão nacional ao Mar Azul que inundou os Aliados.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.