Info

Pinto da Costa: "Nunca mais esquecerei este dia"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A 30 de maio de 1999, a equipa do FC Porto subia à varanda do edifício da Câmara Municipal do Porto para celebrar a conquista do inédito pentacampeonato. Desde então, festejaram-se 29 títulos - 25 nacionais e quatro internacionais -, mas as portas da autarquia mantiveram-se fechadas até que, este sábado, 12 de maio de 2018, se voltaram a abrir para a comemoração do 28.º título de campeão nacional da história do clube.

Atualizado 14-05-2018 12:13

É também o 21.º em 36 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, que durante a cerimónia de homenagem aos campeões nacionais, foi distinguido com a Medalha de Honra em ouro da cidade, a condecoração máxima atribuída pela autarquia.

“Nunca mais esquecerei este dia, nunca mais deixarei de me lembrar e de olhar para esta medalha, porque ela representa não só o quanto eu amo o Porto, mas quanto amam o Porto todos aqueles que ma atribuíram”, garantiu Pinto da Costa, que não deixou de notar a “feliz coincidência” de receber o galardão no momento em que o clube volta a ser recebido nos Paços do Concelho para “festejar e entregar a todos aqueles que estão lá fora a taça conquistada brilhantemente pelos jogadores.”

“Felizmente que hoje, como em 1999, temos à frente da Câmara do Porto não um homem que gosta do FC Porto, mas um homem que, além disso ama, a cidade do Porto. E quem ama a cidade do Porto, como naturalmente ama o nosso presidente da camara, os nossos vereadores e todos os que estão na Assembleia municipal, evidentemente que tem que abrir as suas portas aqueles que honram e levam o nome da cidade do Porto a todo o mundo”, sublinhou.

As primeiras palavras do líder portista - que em 1985 já tinha sido distinguido pela autarquia Porto com a Medalha de Mérito – foram de agradecimento ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, de quem partiu a iniciativa de lhe atribuir da Medalha de Honra, um gesto que o encheu de emoção e felicidade. “Fiquei muito feliz porque, como sabe amo, o Porto desde os primeiros momentos da minha vida. E saber que apresentou a proposta à vereação da Câmara Municipal e que a mesma foi levada a Assembleia Municipal e, conforme me transmitiu, não houve uma única abstenção, faz-me envolver num grande abraço todos aqueles que estão a serviço a cidade do Porto, seja na vereação, seja na Assembleia”, acrescentou.

Rui Moreira começou a sua intervenção por falar de justiça, da justiça que a cidade faz ao atribuir o galardão máximo “a um dos seus mais ilustres cidadãos”, que “representa aquilo que é de mais essencial na cidade do Porto”. E também falou de contas e de promessas na hora de assinalar o regresso do FC Porto à aos Paços do Concelhio.

“Boas contas é também sabermos ser gratos, é fazermos contas com aqueles que nos representam, nos honram, com quem nos sentimos bem. O FC Porto é uma extraordinária marca da cidade, é uma marca tão grande que venceu adversidades durante anos. Estamos a contribuir para uma promessa que fizemos, que na cidade do Porto voltaria a haver um tempo para que a felicidade pudesse fazer parte da política e a política estivesse também ao serviço da felicidade dos portuenses”, afirmou o autarca, endereçando os parabéns aos jogadores e à equipa técnica pelo título, antes de voltarem à varanda municipal para mostrar a taça de campeão nacional ao Mar Azul que inundou os Aliados.

+ notícias: FC Porto

Casillas vai fazer parte do staff diretivo da equipa de futebol, enquanto recupera do problema de saúde

Enquanto recupera do problema de saúde, Iker Casillas vai fazer parte do staff diretivo da equipa de futebol do FC Porto. O internacional espanhol passa a assegurar a ligação entre os jogadores, o treinador e a direção, podendo o âmbito da sua ação ser alargado a outras funções dentro do clube.

Atualizado 16-07-2019 11:54

Bilhar: FC Porto é tetracampeão nacional

Disputou-se este domingo a 5.ª e última jornada da Final Six do Campeonato Nacional de Bilhar às três tabelas. Os portistas não deixaram escapar o quarto título consecutivo e venceram o clássico frente ao Sporting, por 3-1.

Danilo: "Estamos preparados para continuar a trabalhar forte"

A preparar-se para cumprir a quinta temporada de Dragão ao peito, Danilo é um nome forte no balneário portista. Antes de seguir com os companheiros para um estágio no Algarve, que decorrerá entre os dias 15 e 24 deste mês, o médio internacional português falou sobre as primeiras duas semanas de trabalho e deixou uma garantia em nome do grupo: “Estamos juntos e vamos remar todos para o mesmo lado”.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.