Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

CDU/Porto critica Rui Moreira por deixar Praça da Corujeira "ao abandono"

CDU/Porto critica Rui Moreira por deixar Praça da Corujeira "ao abandono"
| Norte
Porto Canal com Lusa

A vereadora comunista da Câmara do Porto, Ilda Figueiredo, criticou este domingo o presidente da Câmara, Rui Moreira, por deixar a Praça da Corujeira “ao abandono”, enquanto em 2017 houve um saldo de “90 milhões de euros”.

“Aqui está um exemplo da crítica que fazemos quando o saldo orçamental foi de 90 milhões de euros (…) e uma Praça da Corujeira, tão importante para a população daquela zona, está ao abandono”, declarou à agência Lusa, após realizar uma visita àquela praça, em Campanhã, e de ter contactado com a população daquele bairro.

O saldo de 2017 da Câmara do Porto é de 90,7 milhões de euros, que devem "transitar" para o orçamento de 2018, revelava o relatório de gestão conhecido recentemente.

Ilda Figueiredo avançou à Lusa que vai levar na próxima reunião de Câmara o caso do “abandono”, do “lixo e das papeleiras por despejar” à próxima reunião de Câmara para alertar que a obra prometida pelo atual presidente da Câmara “continua por fazer”.

“As pessoas dizem que o presidente [Rui Moreira] esteve lá na campanha e prometeu isso [requalificar a Praça], mas já lá vão quatro anos do anterior mandato e mais meio ano deste [mandato] e as coisas vão-se arrastando e a obra continua por fazer e, como bem sabemos, nem sequer é por falta de dinheiro”, disse.

A vereadora da CDU contesta também que a população de Campanhã não tenha os mesmos direitos a um jardim digno e a um parque infantil, como têm as pessoas, por exemplo, da zona do Palácio de Cristal.

“Porque é que na Corujeira não há de haver equipamentos do mesmo género”, questionou, reiterando que as pessoas de Campanhã “têm direito a isso e a Praça da Corujeira é um espantoso espaço semi-abandonado que precisa de ser reabilitado e posto ao serviço das pessoas”.

A CDU reivindica para a Praça da Corujeira um jardim tratado, onde atualmente “só crescem ervas” e se “acumula lixo”, com equipamentos para as crianças e famílias, recordando que isso já aconteceu no passado, mas que ficou num “abandono completo”.

“É uma das melhores praças que a cidade tem, simplesmente está numa zona, que é Campanhã, que a Câmara tem esquecido sistematicamente” e não tem oferta para as famílias, concluiu.

+ notícias: Norte

Investigadores da Universidade do Minho descobrem nova terapia que permite reverter lesões na medula

Uma equipa de investigadores da Universidade do Minho descobriu uma nova terapia que permite reverter lesões na medula. A abordagem terapêutica que combina células estaminais e biomateriais foi para já testada em animais.

Acidente provoca um morto e um ferido em Santo Tirso

Um homem com cerca de 50 anos morreu e outro ficou com ferimentos ligeiros numa colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 105 em Refojos, Riba D'Ave, Santo Tirso, apurou o Porto Canal junto da Proteção Civil e os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.

Atualizado 27-05-2018 12:00

Bombeiros resgatam turista perdida no Gerês

Equipas de bombeiros de Montalegre e Salto procederam esta noite ao resgate de uma turista inglesa que se "perdeu e desorientou" num trilho do Parque da Peneda Gerês, mas conseguiu pedir ajuda por telemóvel, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.