Info

Peregrinação ao Santuário de Fátima sem incidentes de maior

Peregrinação ao Santuário de Fátima sem incidentes de maior
| País
Porto Canal com Lusa

A GNR informou que até às 09h00 deste domingo não há registo de incidentes de maior na peregrinação internacional de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima.

“Temos as ocorrências habituais, registos muito baixos felizmente. Não tivemos incidente nenhum de maior”, afirmou aos jornalistas o capitão Carlos Canatário, comandante do Destacamento de Tomar da GNR.

Segundo Carlos Canatário, houve “alguns apoios em termos de socorro às pessoas” que estavam no interior do recinto de oração na noite de sábado.

“Tivemos registo apenas de um furto de carteira” no sábado, referiu ainda o comandante, para assinalar que “correu tudo dentro da normalidade, apesar de ter sido exercida uma pressão muito forte por parte das pessoas a quererem entrar no santuário”, porque “efetivamente estava muito, muito lotado”.

Já a Proteção Civil informou que desde sexta-feira, quando foi instalado o dispositivo “Operação Fátima 2018”, até às 08:00 de hoje foram registadas 68 emergências pré-hospitalares e 277 peregrinos assistidos.

Foram, ainda, retiradas 18 pessoas do hospital de campanha, instalado no Colégio de São Miguel, para unidades hospitalares da região, nomeadamente Leiria.

A peregrinação de 12 e 13 de maio, um ano após a visita do papa Francisco e a canonização de Francisco e Jacinta Marto, tem como momento mais aguardado a missa, a bênção dos doentes e a "procissão do adeus", cerimónias que começam às 10:00 de hoje que deverão encher de fiéis o recinto de oração, à semelhança da procissão das velas no sábado à noite.

As celebrações religiosas no santuário, naquela que é a primeira grande peregrinação do ano a Fátima, 101 anos depois dos acontecimentos na Cova da Iria, têm como tema “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”.

A peregrinação encerra com um concerto com o tenor italiano Andrea Bocelli, na Basílica da Santíssima Trindade, às 16:00.

+ notícias: País

Mulher de 84 anos morre em incêndio na sua habitação em Viseu

Uma mulher de 84 anos de idade morreu este domingo na sequência de um incêndio no apartamento onde residia, na cidade de Viseu, e do qual seria a única a habitante.

Fidelidade regista maior número de participação de sempre após tempestade Leslie

A seguradora Fidelidade anunciou ter recebido mais de 5000 participações de ocorrências na sequência da tempestade Leslie, o maior sinistro de sempre em número de participações na história da seguradora.

Ryanair revela que fotografia dos tripulantes a dormir no chão foi encenada

Afinal foi encenada a fotografia dos tripulantes da Ryanair a dormir no chão de um aeroporto. A situação é demonstrada pela própria companhia aérea, ao divulgar as imagens da videovigilancia. O sindicato diz que a foto foi um gesto de protesto contra as más condições dadas à tripulação e acusa a Ryanair de ilegalidade na divulgação do vídeo.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.