Timor-Leste/Eleições: AMP no limiar na maioria absoluta, com 90% dos votos contados

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 13 mai (Lusa) - A Aliança de Mudança para o Progresso (AMP) lidera a contagem dos votos nas legislativas antecipadas de sábado em Timor-Leste, estando em dúvida se conseguirá maioria absoluta ou se necessitará de apoio para formar Governo.

Quando estão contados quase 90% dos votos, e segundo dados oficiais provisórios do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), a AMP obteve 253.462 votos ou 48,51% do total, à frente da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) que obteve 182.935 votos ou 35,01% do total.

Segundo os dados a terceira força política é o Partido Democrático (PD), com 41.749 votos e 7,99%, e a Frente de Desenvolvimento Democrático (FDD), com 29.821 votos ou 5,71%.

Apenas estes partidos estão, para já, acima da barreira de 4% dos votos, necessária para conseguir eleger deputados.

Se estes resultados se mantiverem, a AMP alcançaria os 33 lugares, com maioria absoluta no Parlamento Nacional de 65 lugares e a possibilidade de governar sozinha sem necessitar de alianças.

Ao longo da contagem, a divisão de votos entre as quatro forças tem flutuado e a determinação da distribuição dos mandatos, segundo o método Hondt, pode ser definida por poucos votos.

Durante grande parte da madrugada de hoje, por exemplo, essa distribuição apontava a que a AMP pudesse vir a conseguir apenas 32 mandatos, o que obrigaria a alianças para governar.

A nível nacional falta ainda concluir a contagem em Bobonaro, Covalima, Dili, Ermera e Manatuto - municípios onde a AMP lidera - e em Lautem, onde lidera a Fretilin.

Díli, em particular, é tradicionalmente o município onde a contagem é mais demorada, estando atualmente apenas cerca de 60% concluída.

Se o cenário se repetir, a determinação final da distribuição de lugares pode conhecer-se apenas na madrugada de segunda-feira, hora local.

ASP // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.