Info

Avenida dos Aliados 'pintada' de azul para receber o campeão FC Porto

Avenida dos Aliados 'pintada' de azul para receber o campeão FC Porto
| FC Porto
Porto Canal com Lusa

Os jogadores do FC Porto, campeões da I Liga portuguesa de futebol, chegaram hoje em autocarro panorâmico à Avenida dos Aliados, onde eram esperados por dezenas de milhares de pessoas, antes de ser recebido na câmara municipal do Porto.

O autocarro 'azul e branco' deixou o estádio do Dragão e percorreu as principais artérias da cidade até à Avenida dos Aliados, num trajeto feito em clima de festa pelos jogadores, no interior, e sublinhado, nas ruas, por adeptos, muitos deles trajados a rigor.

A comitiva vai subir ao edifício da câmara municipal onde os jogadores serão recebidos pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, e do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues.

Numa festa apenas comparada em adesão popular ao S. João, a comitiva foi recebida ao som de "campeões, campeões", antes de rumar ao interior dos Paços do Concelho, onde será entregue a Medalha de Honra da cidade ao presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, numa cerimónia reservada à equipa, alguns vereadores e familiares dos jogadores.

A subida dos futebolistas e equipa técnica à varanda da Câmara do Porto, para saudar o 'mar de adeptos' que ocupa por completo a Avenida dos Aliados, está prevista para as 00:00.

Cerca de meia hora depois, a equipa desce até uma plataforma montada em frente à câmara e percorrerá uma passadeira até um palco a meio da avenida.

Os festejos nos Aliados, onde foram instalados ecrãs gigantes, começou logo às 15:00, com a atuação de artistas, antes da transmissão da emissão do Porto Canal, que acompanhou o Vitória de Guimarães-FC Porto, transmitido em direto pela Sport TV.

No final do jogo, que o FC Porto venceu por 1-0, os jogadores seguiram de Guimarães para o Estádio do Dragão, no Porto, onde trocaram para o autocarro panorâmico, seguindo então para a festa na Avenida dos Aliados, artéria que está cortada ao trânsito desde as 13:00.

O FC Porto venceu no sábado passado o campeonato português de futebol, naquela que foi a sua 28.ª conquista do título e a 21.ª com Pinto da Costa como presidente do clube.

Desde 1999 que o FC Porto não se deslocava à Câmara do Porto para festejar as vitórias no campeonato nacional, designadamente nas nove vezes em que o clube foi campeão durante os quase 12 anos de mandato do social-democrata Rui Rio (entre 2002 e 2013).

+ notícias: FC Porto

Maxi Pereira: "Viemos cá buscar os três pontos"

Maxi Pereira foi o porta-voz da confiança que reina no balneário do FC Porto na conquista de uma vitória em Moscovo, frente ao Lokomotiv, no jogo desta quarta-feira, a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões. O lateral direito garantiu que a equipa está preparada para um jogo “muito difícil”, como são todos na competição, diante de um adversário de qualidade, com “jogadores de grande nível”, e ao qual só interessam os três pontos para se manter viva na luta pelo apuramento no Grupo D, que os Dragões lideram a par com o Schalke 04.

"Temos de estar mais alerta, mais atentos, mais vivos no próprio jogo porque só assim é que conseguimos levar daqui um resultado positivo"

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou esta terça-feira em conferência de imprensa de antevisão ao jogo dos azuis e brancos frente ao Lokomotiv, que a equipa portista está preparada para a "dinâmica interessante" dos russos e que vão estar "mais alerta, mais atentos e mais vivos no próprio jogo porque só assim" é que os 'dragões' conseguem um "resultado positivo" e trazer os três pontos para casa.

22 jogadores na comitiva para a Rússia

São 22 os jogadores que fazem parte da comitiva do FC Porto que na tarde desta segunda-feira partiu com destino a Moscovo, na Rússia, onde na quarta, às 20h00 de Portugal Continental (TVI), a equipa joga com o Lokomotiv a 3.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, que lidera a par com o Schalke 04.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.