É urgente encontrar soluções para acabar obras suspensas na Madeira - construção civil

| Política
Porto Canal / Agências

Funchal, 21 jan (Lusa) -- O presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil (ASSICOM), Jaime Ramos, defendeu hoje ser "necessário e urgente" encontrar soluções para acabar com as obras públicas que estão suspensas, incluindo algumas da reconstrução do temporal de 20 de fevereiro.

O empresário, falando no jantar dos industriais do setor na região, que contou com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, destacou a "necessidade imperiosa de concretizar as medidas necessárias para evitar uma nova tragédia como 20 de fevereiro de 2010 e reconstruir o que foi destruído", estando as obras em curso.

"Mas temos de sensibilizar todas as entidades que este processo é prioritário para as populações", disse, sustentando que "encontrar soluções financeiras para as obras públicas suspensas também é fundamental e urgente".

Jaime Ramos realçou ainda que "a reabilitação urbana é fundamental para a diminuição do desemprego e viabilidade das pequenas e médias empresas da construção" na região, acrescentando ser "urgente adaptar toda a legislação comunitária que existe e está em vias de ser publicada".

O responsável argumentou igualmente que o programa de ajustamento "imposto à Madeira continua a causar situações gravíssimas a empresas e famílias", sustentando que deve ser renegociado no sentido de baixar os impostos diretos e indiretos.

"O investimento é fundamental para o crescimento económico, para o aumento de receitas fiscais e diminuição de desemprego", sustentou.

Jaime Ramos mencionou ainda que "dos 20 mil desempregados na região, cerca de 50% são oriundos da construção civil e indústrias conexas".

No seu entender, "para contrariar esta tragédia social é fundamental encontrar soluções adequadas que passam obrigatoriamente por mais investimento as obras públicas se privadas".

AMB // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.