Impacto da ligação de alta tensão entre a Galiza e Portugal debatido em Monção

| Norte
Porto Canal / Agências

Monção, 20 jan (Lusa) - A Câmara de Monção anunciou hoje a realização de uma conferência para debater o impacto na saúde pública da nova ligação elétrica de alta tensão entre Espanha e Portugal, que se encontra em consulta pública.

De acordo com fonte do município, esta conferência terá lugar no concelho, a 08 de fevereiro, e servirá para "analisar" o assunto e "apontar algumas sugestões e propostas" da população.

O encontro contará com a presença de especialistas de saúde pública e ambiental, mas a autarquia sublinha não estar contra este "projeto de desenvolvimento energético", apesar de assumir "preocupação" e "apreensão" com os "previsíveis efeitos" que a ligação "poderá ter na saúde pública, natureza e património".

Por isso mesmo, o município defende um traçado "sem qualquer prejuízo humano, animal ou ambiental", apelando à participação da população e entidades públicas na fase de consulta pública desta instalação, que termina a 13 de fevereiro.

A Câmara já assumiu que o parecer que terá de entregar no âmbito do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da nova ligação vai incluir as "preocupações da população", a recolher nesta conferência, agora agendada.

Em causa está a construção de uma linha elétrica de 400 KV desde Fontefria, em território galego, e até à fronteira portuguesa, com o seu prolongamento à rede elétrica nacional, no âmbito da Rede Nacional de Transporte (RNT) operada pela empresa Rede Elétrica Nacional (REN).

O troço português prevê a construção desta linha através de oito dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e ainda por Vila Nova de Famalicão, Barcelos (ambos do distrito de Braga, Vila do Conde e Póvoa de Varzim (os dois do distrito do Porto).

Para a Câmara de Monção, a apreensão deve-se ao facto de o EIA não fazer "nenhum alerta para a saúde", não referir "quais os impactos deste tipo de linha para a saúde", além de não estar definido, em concreto, o futuro traçado.

De acordo com o documento em Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) na Agência Portuguesa do Ambiente, o troço nacional deste projeto prevê a construção de duas novas linhas duplas trifásicas de 400 KV, atravessando, potencialmente, 121 freguesias.

Trata-se de um novo eixo de ligação entre a fronteira e o Porto que, ainda de acordo com o documento, "permitirá dar resposta simultânea a várias necessidades de reforço da rede, no sentido da receção de nova produção renovável na zona do Minho", mas também para garantir o "aumento das capacidades de interligação com Espanha e de melhores condições de alimentação aos consumos do Minho litoral".

"A nível regional, a não concretização do presente projeto será negativa, uma vez que poderá pôr em causa os objetivos de reforço da RNT de eletricidade e de interligação a Espanha", lê-se no documento, consultado pela Lusa.

PYJ // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.