Teresa Leal Coelho demitiu-se contra disciplina de voto no PSD

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jan (Lusa) - Teresa Leal Coelho afirmou hoje que se demitiu da direção parlamentar do PSD contra a disciplina de voto relativamente ao referendo sobre coadoção e adoção por homossexuais, referindo que era suposto ter havido liberdade na bancada.

"Quando a deliberação é tomada, de aceitar a apresentação da iniciativa de referendo, é com uma clara noção de que era preciso salvaguardar a liberdade de voto", afirmou a deputada e vice-presidente do PSD à agência Lusa, adiantando que isso aconteceu "em todas as sedes" do partido.

Teresa Leal Coelho acrescentou que a sua "expectativa era a da liberdade de voto até 48 horas antes da votação" de sexta-feira, à qual faltou, e na qual a proposta de referendo de um grupo de deputados do seu partido foi aprovada em plenário pela bancada do PSD. "Em circunstância alguma aceitaria a disciplina de voto", frisou.

Dois dias antes da votação de sexta-feira, a direção parlamentar do PSD levou esta questão a discussão em reunião da bancada, colocando a votação o apoio à proposta de referendo e a aplicação de disciplina de voto, posição que foi aprovada pela maioria dos deputados, com 12 votos contra e cerca de 70 a favor.

"Aceitei que os meus colegas apresentassem uma iniciativa de referendo no contexto da liberdade de voto, aquilo que eu não aceito é ser obrigada a votar essa iniciativa. A minha demissão decorreu da disciplina de voto", reforçou Teresa Leal Coelho, defendendo que teve "uma posição inequívoca" sobre este assunto desde o início.

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".