CDU/Porto quer que antiga biblioteca do Marquês providencie serviço público

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 20 jan (Lusa) -- A CDU vai propor na reunião da Câmara do Porto de terça-feira que a antiga biblioteca do Marquês providencie "um serviço público, com valência social e cultural", tendo a autarquia já anunciado a transformação do espaço numa cafetaria.

A Câmara do Porto revelou a 09 de janeiro que a escritura de concessão da antiga biblioteca do Marquês, encerrada há 13 anos e emparedada desde dezembro, iria ser assinada "em breve", prevendo a transformação do espaço numa cafetaria.

De acordo com a proposta de recomendação que será apresentada terça-feira pelo vereador da CDU na reunião do executivo da Câmara do Porto -- à qual a agência Lusa teve hoje acesso -- os comunistas querem "garantir que este espaço venha a providenciar um serviço público, com valência social e cultural".

O mesmo texto antecipa o estudo da viabilidade de vir a ser localizada naquele espaço "uma extensão da rede de bibliotecas municipais, com predomínio para a literatura dedicada à infância e à juventude".

"Ou caso, esta hipótese não seja viável, a abertura de um concurso de ideias que venha a determinar a ocupação deste espaço, assegurando a valência social e cultural", sugerem.

O vereador da CDU, Pedro Carvalho, quer ainda a anulação da hasta pública de "concessão do espaço sem determinar o fim e sem salvaguardar o seu fim cultural ou o seu caráter de serviço público", datada de 16 de julho do ano passado, quando era ainda o executivo liderado por Rui Rio.

Esta hasta pública surgiu, de acordo com o mesmo texto, "na sequência de uma ocupação a 16 de junho de 2012 por um grupo de cidadãos, que chamou à atenção da opinião pública para o abandono a que este espaço tinha sido votado por parte Câmara Municipal do Porto".

A autarquia anunciou a 16 de dezembro ter revogado a adjudicação da concessão de exploração da antiga biblioteca a Manuel Leitão, pelo facto de o empresário "se ter recusado a celebrar a escritura" de acordo com o programa da hasta pública realizada para o efeito, a 16 de julho de 2012.

Criada no fim desse ano para substituir Manuel Leitão "na gestão da biblioteca para os fins para que foi criada", a associação Fora da Porta fez chegar hoje à Lusa um "apelo cívico" onde se pede "à atual gestão municipal um processo de reflexão sobre este espaço público e sobre esta concessão".

No início de agosto de 2013 esta entidade divulgou estar a ter reuniões com os candidatos à autarquia para tentar obter o seu "compromisso público" de reabertura do equipamento.

A antiga biblioteca do jardim do Marquês, com 43 metros quadrados, esteve fechada durante 11 anos, e seria reaberta a 16 de junho de 2012 por um grupo de cidadãos que procedeu ao desentaipamento do espaço e à sua ocupação com o intuito de devolver o espaço à sua vocação de biblioteca.

JF (ACG/JAP/DP) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.