PCP contra a privatização ou fusão dos transportes de Coimbra com Metro Mondego

| Política
Porto Canal / Agências

Coimbra, 20 jan (Lusa) -- O PCP opõe-se a "todas e quaisquer tentativas de privatização dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e da sua extinção ainda que encapotada através de eventual fusão" com o Metro Mondego.

"Uma cidade de todos, para todos e com qualidade de vida, pressupõe a existência de uma rede de transportes públicos eficiente e acessível", que "só poderá existir com a manutenção do caráter público dos transportes urbanos", salienta, num comunicado hoje divulgado, a Comissão Concelhia de Coimbra do PCP.

"Neste quadro", os SMTUC "têm e terão de ter um papel fundamental", afirma o PCP.

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, disse, no dia 03 de janeiro, estar disponível para integrar os SMTUC na sociedade Metro Mondego, de forma a viabilizar a concretização do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

O SMM contempla a instalação de um metro ligeiro de superfície do tipo "tram-train" - com capacidade para circular nos eixos ferroviários, urbanos, suburbanos e regionais - na cidade de Coimbra e no Ramal da Lousã, onde as obras foram iniciadas mas estão interrompidas.

"Considerando a necessidade de viabilizar o projeto e de existir uma coordenação de transportes públicos coletivos, estamos disponíveis para integrar os SMTUC na Metro Mondego", referiu então, à agência Lusa, Manuel Machado.

Segundo o autarca, a integração permitiria a racionalização das carreiras e a criação de condições para o sistema de mobilidade ser rentável social e economicamente.

Para os comunistas, importa "melhorar e modernizar os SMTUC, aumentando nomeadamente a sua fiabilidade, com mais linhas dedicadas para os transportes públicos no centro da cidade, maior adequação de horários, alteração de carreiras, reforço de algumas carreiras com maior procura, cobertura de zonas onde operam privados e reposição das que foram extintas nas zonas periféricas".

O PCP exige "a reabertura do Ramal da Lousã" e a "articulação dos SMTUC com todos os outros transportadores rodo e ferroviários", o que "não significa jamais o fim ou a destruição do transporte rodoviário público e urbano".

JEF (AMV) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".