Máquinas do Metro Porto recusam novas nota de 5 euros

| Norte
Porto Canal

As máquinas de títulos para o Andante do Metro do Porto não aceitam as novas notas de cinco euros, mas o Metro do Porto garante que a solução está a ser "trabalhada" e estará pronta em "breve".A nova série de notas de euro, denominada "série Europa" e em circulação há cerca de 15 dias, está a ser rejeitada pelas cerca de 100 máquinas instaladas nas estações de metro do Porto, mas a empresa de Transportes Intermodais do Porto (TIP), entidade que gere o sistema do Andante está a trabalhar numa solução, disse hoje à Lusa fonte das relações públicas do Metro Porto.

"Está a ser trabalhada a solução, para que as notas possam ser aceites em todas as máquinas de vendas de bilhetes Andante e em breve estará implementada", declarou a mesma fonte do Metro do Porto.

Em declarações à Lusa um funcionário da Loja do Andante do Metro do Porto confirmou à Lusa que têm tido várias reclamações de utentes nos últimos dias, porque querem pagar os bilhetes com as notas novas de cinco euros, mas que não o conseguem, porque as máquinas estão a rejeitá-las.

"O tema está a ser tratado para se implementar a solução que permita as máquinas aceitarem as notas novas", acrescentou.

As alternativas para comprar os bilhetes no Metro no Porto têm passado recarregar o Andante nas lojas do Metro do Porto, pagar com multibanco, ou pagar com notas de valor mais elevado ou com moedas, acrescentou a mesma fonte de uma das Lojas do Andante.

A nova série de notas de euro é denominada "série Europa" devido a um retrato de Europa -- uma figura da mitologia grega que deu origem ao nome do nosso continente -- que aparece no holograma e na marca de água das notas.

O Banco de Portugal explica, na sua página da Internet, que a série Europa continuará a proporcionar "excelente proteção contra a contrafação, tornando as notas de euro ainda mais seguras".

"As novas notas incluem melhores elementos de segurança, que levam em linha de conta os progressos alcançados na segurança e tecnologia das notas. Além disso, a série Europa pretende ser mais duradoura, o que significa que as notas serão substituídas com menor frequência, reduzindo assim os custos e o impacto no meio ambiente.

O Banco de Portugal chegou a emitiu, há uns dias, um comunicado a lembrar que "quaisquer equipamentos que aceitem pagamentos com notas têm de ter o software adaptado" ao tipo de notas que irão poder receber.

"A responsabilidade pela atualização de software, de modo a permitir que os equipamentos aceitem a nova nota de cinco euros da série Europa, é dos próprios fornecedores de equipamentos", referia o comunicado do Banco de Portugal, acrescentando que aos fornecedores foi dada a possibilidade de fazerem os necessários testes desde novembro de 2012, em qualquer banco central nacional do Euro sistema.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.