Oito anos de prisão para "cérebro" de burlas a seguradoras

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 20 jan (Lusa) - O Tribunal de Guimarães condenou hoje a oito anos de prisão o principal arguido num megaprocesso por burlas a companhias de seguros através de acidentes forjados.

Nas alegações finais, em 19 de novembro, o Ministério Público tinha pedido nove anos de prisão para este arguido que apontava como sendo o "cérebro" de todo o esquema, que durou quase um ano, entre agosto de 2011 e julho de 2012.

No total, e segundo a acusação, terão sido forjados 24 acidentes, que lesaram 16 seguradoras em mais de 224 mil euros.

O esquema foi desmontado a 3 de julho de 2012, pela GNR de Guimarães, numa operação em foram efetuadas 42 buscas, 38 das quais domiciliárias, duas a oficinas de reparação automóvel e duas em armazéns, nos distritos de Braga, Porto e Vila Real.

Foram apreendidas 26 viaturas topo de gama e diverso material e documentação relacionados com os ilícitos.

Os operacionais do esquema respondiam por associação criminosa, branqueamento de capitais, burla e falsificação de documentos.

No entanto, o MP acabou por deixar cair o crime de associação criminosa.

Os donos das viaturas que decidiram "alinhar" são acusados de burla, falsificação de documento e branqueamento de capitais.

VCP/JGJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.