Gondomar tem única praia fluvial da Área Metropolitana do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Gondomar, 07 jun (Lusa) -- A Praia da Lomba, em Gondomar, volta este ano a ser a única praia fluvial da Área Metropolitana do Porto depois de a Capitania do Douro ter confirmado a designação atribuída pelo Ministério do Ambiente, anunciou hoje a autarquia.

A Praia da Lomba é uma das 71 praias de banhos de águas fluviais de Portugal este ano identificadas pelo Ministério da Agricultura, Mar e Ambiente, que publicou em maio a portaria relativa à sua qualificação.

A 05 de junho realizou-se a vistoria pela Capitania do Porto do Douro que confirmou, uma vez mais, a Praia da Lomba como única praia fluvial designada na Área Metropolitana e que viria a autorizar a abertura da Praia da Lomba para a época balnear de 2013.

A avaliação "destacou o empenho e profissionalismo com que a Câmara Municipal de Gondomar gere esta praia" que se encontra "dotada de todos os requisitos legais para a sua segura utilização, confirmado, com distinção, a abertura para a presente época balnear", refere comunicado da autarquia hoje divulgado.

Designada pelo Ministério do Ambiente desde abril de 2010, a Praia da Lomba tem merecido, ano após ano, nas avaliações concretizadas no final da época balnear, a classificação de "Excelente" por parte da Administração da Região Hidrográfica do Norte.

"Agora, entre 15 de junho e 15 de setembro, a Praia da Lomba está preparada para receber todos os utentes que, assim, têm à disposição as necessárias infraestruturas de apoio, meios técnicos e humanos para uma utilização segura deste aprazível espaço natural", sublinha a câmara.

LIL // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.