Proposta de referendo sobre a coadopção e adopção de crianças por casais do mesmo sexo publicada hoje em DR

Proposta de referendo sobre a coadopção e adopção de crianças por casais do mesmo sexo publicada hoje em DR
| Política
Porto Canal

A realização de um referendo sobre a coadoção e adoção de crianças por casais do mesmo sexo é hoje proposta pelo parlamento ao Presidente da República, numa resolução publicada em Diário da República.

A resolução, aprovada na sexta-feira e hoje publicada, propõe que os eleitores sejam chamados a pronunciar-se sobre duas questões, uma dedicada á coadoção e outra à adoção por casais homossexuais.

A primeira pergunta proposta visa saber se os portugueses concordam "que o cônjuge ou unido de facto do mesmo sexo possa adotar o filho do seu cônjuge ou unido de facto", enquanto a segunda questiona se concordam "com a adoção por casais, casados ou unidos de facto, do mesmo sexo".

Além da decisão do Presidente da República, a convocação do referendo sobre adoção e coadoção de crianças por casais do mesmo sexo terá ainda de passar pela fiscalização preventiva do Tribunal Constitucional.

O parlamento aprovou na sexta-feira, apenas com os votos favoráveis do PSD, o projeto de resolução de deputados sociais-democratas, membros da juventude do partido, e que propõe um referendo sobre coadoção e adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

O Presidente da República tem agora um prazo de oito dias para submeter a proposta ao Tribunal Constitucional "para efeitos de fiscalização preventiva da constitucionalidade e da legalidade, incluindo a apreciação dos requisitos relativos ao respeito do universo eleitoral".

"O Tribunal Constitucional procede à fiscalização e apreciação no prazo de 25 dias, o qual pode ser encurtado pelo Presidente da República por motivos de urgência", estabelece a lei do referendo.

Se for declarado inconstitucional, o texto é devolvido à Assembleia da República, que pode reapresentá-lo, expurgado das inconstitucionalidades.

Se o TC o declarar conforme à lei fundamental, o Presidente da República decide sobre a convocação do referendo no prazo de 20 dias após a publicação da decisão do Palácio Ratton.

"Se o Presidente da República tomar a decisão de não convocar o referendo, comunica-a à Assembleia da República, em mensagem fundamentada", segundo a lei, que determina também que uma proposta de referendo recusada pelo chefe de Estado "não pode ser renovada na mesma sessão legislativa".

A lei do referendo estabelece ainda que o referendo não pode ser convocado ou realizado "entre a data da convocação e a da realização de eleições gerais para os órgãos de soberania, de governo próprio das Regiões Autónomas e do poder local, bem como de deputados ao Parlamento Europeu".

Por outro lado, a legislação determina que uma consulta popular "só pode ter por objeto questões de relevante interesse nacional que devam ser decididas pela Assembleia da República ou pelo Governo através da aprovação de convenção internacional ou de ato legislativo", dizendo ainda que "as questões suscitadas por convenções internacionais ou por atos legislativos em processo de apreciação, mas ainda não definitivamente aprovados, podem constituir objeto de referendo".

A oposição tem contestado a legalidade da iniciativa da JSD, dizendo que a segunda pergunta incide sobre uma matéria sem suporte legislativo e que já foi antes chumbada pela Assembleia da República: o direito puro e simples à adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.