FC Porto Fidelidade vence por 9-2 o Valongo com hat-trick de Ton Baliu

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Continua limpo o registo do FC Porto Fidelidade no Campeonato Nacional em 2018: a 11.ª vitória consecutiva, que lhe permite manter-se a um ponto do primeiro lugar da tabela, foi conquistada este sábado, no Dragão Caixa, na receção ao vizinho Valongo, atual quinto classificado, e com números expressivos: 9-2. Ton Baliu assinou um hat-trick e liderou a lista de marcadores de um jogo também assinada por Gonçalo Alves (2), Rafa, Hélder Nunes, Alvarinho e Jorge Silva.

Atualizado 01-05-2018 11:43

Entrou forte e voraz a equipa orientada por Guillem Cabestany, que precisou de apenas dez minutos para ganhar uma almofada confortável no marcador, graças aos golos de Rafa (2m), de Gonçalo Alves (9m) – que vale a pena ver e rever no resumo – e ainda de Hélder Nunes (10m). A lutar pelo quarto lugar que dá acesso à Liga Europeia, o Valongo tentou reagir, mas o FC Porto não deixou, porque defende sempre de uma forma muito compacta, concede poucos espaços aos adversários, e tem jogadores com um talento tal que, no ataque, são capazes de pôr em água qualquer defesa.

Que o diga o guarda-redes Leonardo Pais, que não pôde estar um minuto sossegado, mas respondeu bem sempre que foi chamado a intervir e foi o grande responsável para que a margem ao intervalo fosse de apenas quatro golos, já que antes do descanso ainda foi obrigado a ir buscar mais uma bola ao fundo das redes, vinda do stick de Jorge Silva (18m).

O FC Porto entrou na segunda parte como entrou na primeira, verdadeiramente avassalador e construiu uma goleada que depressa atirou o Valongo completamente fora da discussão pelo resultado. Alvarinho (27m), Ton Baliu, com um hat-trick (30m, 35m e 36m), e Gonçalo Alves, na execução de grande penalidade (32m), deram ainda maior expressão ao marcador em mais uma exibição categórica em que os dois golos dos valonguenses, marcados por Hugo Barata (33m) e Guilherme Silva (45m), foram um mero apontamento.

No fim, ao Porto Canal, Guillem Cabestany reconheceu ser difícil “apontar alguma coisa” à equipa pelo trabalho que fez durante os 50 minutos. “É uma exibição que nos deixa satisfeitos e que é o resultado do trabalho que a equipa tem feito nesta fade, o que nos deixa confiantes e otimistas para o que resta da época. O meu maior desafios é ver aqui jogar assim e ser feliz na pista. Já fizemos muitas boas exibições nestes quase três anos, mas este é talvez o momento em que vejo os jogadores mais felizes a jogar hóquei. Espero que consigamos alcançar todos os objetivos que temos pela frente”, disse o treinador, referindo-se ao campeonato, à Liga Europeia e à Taça de Portugal, competições pelas quais os Dragões se mantêm na luta.

Segue-se no calendário a deslocação a Oeiras, para o jogo com o Paço d’ Arcos, agendado para o próximo sábado, às 21h00, e com transmissão em direto no Porto Canal.

Guillem Cabestany: "É uma exibição que nos deixa contentes e é uma vez mais o resultado do trabalho de toda a equipa"

FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE-VALONGO, 9-2
Campeonato Nacional, 19.ª jornada
28 de abril de 2018
Dragão Caixa

Árbitros: Rui Torres (Minho) e Joaquim Pinto (Porto)

FC PORTO FIDELIDADE: Carles Grau (g.r.), Reinaldo Garcia, Hélder Nunes (cap.), Gonçalo Alves e Rafa
Suplentes: Nélson Filipe (g.r.), Telmo Pinto, Ton Baliu, Jorge Silva e Álvaro Morais
Treinador: Guillem Cabestany

VALONGO: Leonardo Pais (g,r,) (cap.), Diogo Fernandes, Daniel Oliveira, Xavier Cardoso e Pedro Mendes
Suplentes: Bernardo Mendes (g.r.), Carlos Ramos, Miguel Moura, Guilherme Silva e Rúben Pereira
Treinador: Miguel Viterbo

Ao intervalo: 4-0
Marcadores: Rafa (2m), Gonçalo Alves (9m e 32m), Hélder Nunes (10m), Jorge Silva (18m), Alvarinho (27m), Ton Baliu (30m, 35m e 36m), Hugo Barata (33m), Guilherme Silva (45m)
Disciplina: cartão azul a Rafa (11m)

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.