Trabalhadores do Centro Hospitalar de Gaia cumprem um dia de greve

| Norte
Porto Canal com Lusa

Os trabalhadores do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNG/E) iniciam esta segunda-feira uma greve "contra a perseguição movida pelo conselho de administração" por causa de uma paralisação anterior, disse à Lusa fonte sindical.

Segundo Orlando Gonçalves, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN), a greve tem formalmente início hoje, mas já abrange o turno dos auxiliares de ação médica e técnicos administrativos iniciado às 20:00 de domingo.

Em causa nesta greve está aquilo a que o sindicato chama "perseguição da administração" do centro hospitalar contra os trabalhadores que aderiram à greve da função pública realizada em novembro de 2017, tendo sido instaurados 14 processos disciplinares.

"Há uma pressão enorme para tentar que os trabalhadores se intimidem e não façam greve", disse o sindicalista, referindo que o hospital fez sair uma nota interna que obriga os auxiliares a prolongarem o respetivo turno por mais oito horas caso não haja trabalhadores para o turno seguinte.

"Isto põe em causa os cuidados dos doentes, com possíveis turnos de 20 horas", disse.

De acordo com Orlando Gonçalves, a paralisação deverá ter mais impacto nas primeiras horas de hoje, dia em que se realizam mais consultas externas no hospital.

A greve terminará na terça-feira de manhã, quando estiver concluído o último dos turnos iniciados hoje.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.