Bragança é origem de mais de metade das missões do helicóptero do INEM

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 07 jun (Lusa) -- Mais de metade de todas as missões na região norte da frota aérea do INEM tiveram origem no distrito de Bragança, segundo dados divulgados hoje que sustentam a manutenção do helicóptero de Macedo de Cavaleiros.

No ano de 2012, com dois helicópteros na região norte, um estacionado em Baltar, em Paredes, outro em Macedo de Cavaleiros, no nordeste transmontano, "cerca de 56% de todas as missões tiveram origem no distrito de Bragança".

Os dados foram divulgados hoje, em Bragança, nas Jornadas de Enfermagem, pelo enfermeiro Norberto Silva, que chefia o serviço de urgência a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e é operacional do INEM no helicóptero de Macedo de Cavaleiros.

Os mesmos dados de 2012 revelam que o distrito vizinho de Vila Real ocupou "35% de todas as missões".

Outro elemento considerado relevante por este profissional é o facto de a esmagadora maioria das missões do helicóptero em Bragança serem as chamadas primárias: leva ajuda médica e assiste o doente no local da ocorrência.

Em outras zonas, como Baltar, as missões são essencialmente secundárias para o transporte de doentes entre hospitais.

Os locais de destino das missões com origem em Bragança "são essencialmente os hospitais fora do distrito, nomeadamente os centrais do Grande Porto (São João, Santo António e Gaia) e Vila Real" por falta de uma série de valências hospitalares nesta região.

O profissional adiantou que os números foram cedidos pelo próprio INEM e defende que estes sustentam que "o meio aéreo deve estar localizado junto à origem da maior parte das missões, não deve estar próximo aos locais de destino".

O INEM avançou em 2012, com uma relocalização da frota aérea de emergência médica que previa a retirada dos helicópteros de Baltar e Macedo de Cavaleiros e a colocação de uma única aeronave em Vila Real para servir toda a região norte.

Os autarcas do distrito de Bragança avançaram com uma providência cautelar que conseguiu impedir a retirada do helicóptero de Macedo de Cavaleiros, enquanto o caso continua a ser dirimido em tribunal.

Norberto Silva ressalvou que a sua intervenção nesta questão se limita "a analisar aquilo que são os dados que o próprio INEM forneceu" e "aquilo que a literatura diz sobre a localização e o funcionamento deste tipo de meio aéreo".

"Uma frase retirada do manual do serviço de helicópteros de emergência médica do INEM diz que um meio aéreo de socorro deve estar localizado em regiões dispersas, vastas de grande dimensão e nós, em termos de área, somos o quinto maior distrito do país, com fracos recursos de assistência médica e pré hospitalar", afirmou.

O profissional vincou que em termos pré hospitalar, este distrito é servido apenas por uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) e duas SIV, ambulâncias com suporte intermédio de vida.

Apesar da melhoria das acessibilidades rodoviárias, a VEMER, sediada em Bragança, está a grandes distâncias de parte da população, a mais de uma hora de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e quase uma hora de Miranda do Douro, Alfândega da Fé, Mirandela. Até as mais próximas, como Vinhais ou Macedo de Cavaleiros, distam cerca de 30 minutos, apontou.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.