Tribunal Geral da UE aceita recurso da Espírito Santo Financial contra decião do BCE

| Economia
Porto Canal com Lusa

Luxemburgo, 26 abr (Lusa) -- O Tribunal Geral da União Europeia (TGUE) deu hoje provimento parcial a um recurso da Espírito Santo Financial contra uma decisão do Banco Central Europeu (BCE) que negava acesso a determinada documentação relativa a decisões sobre o BES.

"A decisão do Banco Central Europeu (BCE) de 1 de abril de 2015 que nega parcialmente o acesso a determinados documentos relativos à decisão do BCE, de 01 de agosto de 2014, sobre o Banco Espírito Santo SA é anulada na medida em que recusou o acesso ao montante da dotação inscrita nos extratos das atas da decisão do Conselho de Governadores do BCE, de 28 de julho de 2014, e as informações suprimidas nas propostas da Comissão Executiva do BCE de 28 de julho e 01 de agosto de 2014", segundo o acórdão hoje divulgado pelo TGUE, a favor do recurso da Espírito Santo Financial.

Em causa está, nomeadamente, o acesso a documentação sobre as atas das reuniões do BCE -- em 28 de julho de 2014 e 01 de agosto de 2014 -- em que foram tomadas decisões que levaram ao fim do estatuto de contraparte do BES e que levou à resolução do banco.

O acórdão salienta ainda que "o recurso é indeferido pelo restante", nomeadamente "o pedido de anulação da decisão explícita" e o de condenar o BCE no pagamento das despesas que o tribunal considerou que devem ser suportadas por ambas as partes.

As decisões do Tribunal Geral podem ser objeto de recurso, limitado às questões de direito, a interpor no prazo de dois meses, para o Tribunal de Justiça.

IG // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.