Governo turco defende "maturidade democrática" face a críticas externas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 25 abr (Lusa) - O primeiro-ministro turco defendeu hoje a "maturidade democrática" e a "transparência política" do seu país face às críticas que tem recebido, em especial da União Europeia (UE) e de Organizações Não-Governamentais que acusam Ancara de autoritarismo.

Binali Yildirim aludia nomeadamente à declaração da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, segundo a qual as eleições presidenciais e legislativas turcas, que foram antecipadas para 24 de junho, não serão "realmente democráticas" devido ao estado de emrgência que perdura no país e às operações militares em curso.

Num encontro com jornalistas em Madrid, onde se encontra em visita oficial, o primeiro-ministro turco considerou que as críticas se devem apenas a "preconceitos", garantindo que a Turquia tem "uma cultura democrática" e que o prolongamento do estado de emergência serve "para garantir a segurança" da população perante o terrorismo que assola o país.

Justificou a vaga de prisões e demissões na administração pública e no exército após a tentativa de golpe para derrubar o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, em 2016, dizendo que se trata de limpar o país de golpistas e terroristas.

"Estamos a limpar a administração judicial e outros órgãos do país e a tentar continuar com uma vida normal" depois da tentativa de golpe que a Turquia atribui aos membros da irmandade islâmica do imã e dirigente da oposição Fethullah Gülen, que atualmente reside nos Estados Unidos.

Para Binali, a antecipação de eleições também é plenamente justificada, uma vez que o país precisa de estabilidade política e tanto os partidos políticos quanto os grandes investidores assim o exigem.

Adiantou ainda que os políticos turcos admitem vir a realizar novamente atos eleitorais noutros países europeus, onde residem mais de seis milhões de turcos, mas isso depende que sejam autorizados nesses locais e das condições de segurança neles existentes.

Países como a Holanda e a Áustria já anunciaram que não permitirão manifestações ou ações de campanha eleitoral, uma decisão que o próprio ministro de Assuntos Europeus da Turquia, Ömer Çelik, descreveu como "racista".

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.