Síria: Doadores mobilizam 3,6 mil ME de ajuda humanitária

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 25 abr (Lusa) -- O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários anunciou hoje que foram angariados cerca de 3,6 mil milhões de euros de ajuda humanitária para a Síria e os países vizinhos que acolhem refugiados do conflito sírio.

"A minha melhor estimativa é que, até ao fim do dia, teremos garantido compromissos para 2018 na ordem dos 4,4 mil milhões de dólares [cerca de 3,6 mil milhões de euros]", revelou Mark Lowcock.

O coordenador humanitário das Nações Unidas falava numa conferência de imprensa conjunta com a chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, na segunda jornada da II Conferência "Suportar o Futuro da Síria e da região", que juntou hoje 85 delegações nacionais em Bruxelas.

"É um bom começo, mesmo que desejássemos mais", reconheceu, no entanto, Lowcock.

A ONU esperava angariar um total de nove mil milhões de dólares (cerca de 7,3 mil milhões de euros) entre os doadores, para destinar 3,5 mil milhões de dólares (2,8 mil ME) à ajuda humanitária na Síria e 5,6 mil milhões (4,5 mil ME) para os países vizinhos que acolhem refugiados desde o início do conflito sírio, em 2011.

"Teremos de fazer escolhas", admitiu o chefe humanitário das Nações Unidas, que agradeceu particularmente as doações avultadas de União Europeia, Alemanha e Grã-Bretanha, e que indicou que os Estados Unidos ainda não especificaram o valor da sua doação.

AMG // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.